Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite, Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues, João Cameira, Rui Rendeiro Sousa e Jorge Oliveira Novo.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

quinta-feira, 19 de fevereiro de 2026

Hugo Pires: coreógrafo natural de Macedo de Cavaleiros

 Natural de Macedo de Cavaleiros, Hugo Pires construiu uma carreira com mais de uma década na dança. Ao longo do seu percurso como bailarino, tem dividido o trabalho entre a interpretação e a criação coreográfica. Atualmente a residir em Madrid, mantém uma ligação próxima à terra natal, onde regressa regularmente.


Sobre o seu trajeto artístico, Hugo Pires destaca a importância de conciliar as duas vertentes da sua atividade:

Com cerca de cinco a seis anos de trabalho mais consistente enquanto coreógrafo, sublinha a exigência que a direção artística implica:

O coreógrafo refere ainda que a experiência em diferentes contextos, incluindo espetáculos de rua, marcou de forma significativa o seu percurso profissional:

Residente em Espanha por opção profissional, Hugo Pires continua a afirmar-se além-fronteiras, levando consigo o nome de Macedo de Cavaleiros e consolidando um trajeto sustentado na dança contemporânea.

Cátia Barreira

Sem comentários:

Enviar um comentário