Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite, Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues, João Cameira, Rui Rendeiro Sousa e Jorge Oliveira Novo.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

quinta-feira, 19 de fevereiro de 2026

Vinhais recebe de novo “Mil Diabos à Solta”

 É já no próximo sábado, que a vila de Vinhais acolhe uma das mais marcantes recriações das tradições de inverno do nordeste transmontano. Os “Mil Diabos à Solta” regressam às ruas, numa celebração enraizada na Quarta-feira de Cinzas que combina teatro, luz, som e participação popular, atraindo anualmente visitantes de vários pontos do país e da vizinha Espanha.


O presidente do Município de Vinhais não tem dúvidas que se trata do maior evento cultural do concelho:

Vestidos com fatos de diabos, os residentes e visitantes concentram-se, depois da missa de imposição das cinzas, na Igreja de Nossa Senhora da Encarnação, para dar início ao ritual. Liderados pela figura da morte, os participantes invadem as ruas da vila, sobem às janelas e protagonizam o tradicional “rapto” de jovens, que acabam conduzidas num carro de bois ao longo de uma procissão cénica que culmina com a queima da morte que será representada por um boneco de grandes dimensões, construído pelos alunos do agrupamento de escolas de Vinhais, que arde no final da noite, encerrando as Festas de Inverno.

Luís Fernandes destaca o número crescente de visitantes espanhóis a este evento que o autarca vinhaense reforça ser uma tradição originária de Vinhais, apesar de lamentar que já existam algumas imitações em outras localidades:

A expetativa é enorme, até porque, adianta o autarca de Vinhais, a capacidade do alojamento na zona está esgotada:

O evento é denominado “Mil Diabos à Solta”, mas Luís Fernandes acreditaque o número até será superior:

Os “Mil Diabos à Solta” regressam às ruas de Vinhais na noite de sábado que vai terminar com momentos de convívio no Pavilhão do Fumeiro, com tasquinhas de comida e bebida e animação musical com os Gaiteiros d’Onor e os DJ’s Karetus.

INFORMAÇÃO CIR (Escrito por Rádio Terra Quente)

Sem comentários:

Enviar um comentário