Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite, Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues, João Cameira, Rui Rendeiro Sousa e Jorge Oliveira Novo.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

sexta-feira, 26 de junho de 2026

Anteestreia dos filmes “Lhéngua” e “A Dansa dos Paulitos”

 Os filmes “Lhéngua” e “A Dansa dos Paulitos” vão ser exibidos no serão de sábado, dia 27 de junho, no miniauditório, em Miranda do Douro, duas curtas-metragens da autoria de Gonçalo Mota, que descrevem a trajetória histórica e a notoriedade que estas duas expressões culturais – a língua e as danças dos pauliteiros – dão à Terra de Miranda.


Realizado por Gonçalo Mota, as curtas-metragens documentais “Lhéngua”, com a duração de 25 minutos e “A Dansa dos Paulitos”, com a duração de 30 minutos, são falados em mirandês e em português.

«O filme “Lhêngua”, falado em mirandês, mostra a ligação entre a cultura do povo de Miranda e a natureza. A curta-metragem parte da descoberta histórica da língua mirandesa, realziada por José Leite de Vasconcellos (século XIX), até aos dias de hoje, com o ensino do mirandês às crianças e jovens nas escolas”, informam.

Por sua vez, o filme “A Dansa dos Paulitos”, com a duração de 30 minutos, descreve a trajetória histórica desta dança tradicional da Terra de Miranda.

“Em 1898, os Pauliteiros de Constantim atuaram pela primeira vez fora da Terra de Miranda, a convite da Sociedade de Geografia de Lisboa. Desde então, a dança dos paulitos percorreu Portugal e o mundo, tornou-se património nacional, símbolo regional e atração turística”, informa o Museu da Terra de Miranda.

Fonte: Museu da Terra de Miranda

Sem comentários:

Enviar um comentário