Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite, Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues, João Cameira, Rui Rendeiro Sousa e Jorge Oliveira Novo.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

quinta-feira, 25 de junho de 2026

MUNICÍPIO DE FREIXO DE ESPADA À CINTA REFORÇA COOPERAÇÃO COM CABO VERDE PARA CONSOLIDAR ENSINO SECUNDÁRIO PROFISSIONAL

 O fortalecimento da cooperação educativa entre Portugal e Cabo Verde esteve em destaque numa reunião de trabalho realizada na passada sexta-feira, que juntou, por videoconferência, representantes do Município e da Câmara Municipal de São Filipe, na Ilha do Fogo, Cabo Verde.


O encontro contou com a participação da vereadora Marisa Madeira, em representação do Executivo Municipal, acompanhada pela chefe de Divisão de Educação, Social e Turismo, Aldina Massa, e pela técnica municipal Ana Manuela Almeida. Do lado cabo-verdiano, esteve presente a vereadora Eva Spínola, em representação do Município de São Filipe.

A reunião teve como principal objetivo avaliar o desenvolvimento do programa de Ensino Secundário Profissional, fazendo o ponto de situação dos alunos da Ilha do Fogo que atualmente frequentam cursos profissionais no concelho, bem como identificar aspetos que exigem articulação entre as duas autarquias para garantir o sucesso da iniciativa.

Durante a sessão foram ainda apresentados os novos cursos de ensino profissional que estarão disponíveis no próximo ano letivo, numa estratégia que pretende atrair mais estudantes cabo-verdianos interessados em seguir uma formação profissionalizante e adquirir competências ajustadas às exigências do mercado de trabalho.

O intercâmbio educativo entre os dois municípios tem vindo a afirmar-se como uma oportunidade de qualificação para os jovens, promovendo simultaneamente a cooperação institucional e o reforço dos laços entre as duas comunidades.

A Câmara Municipal reafirma, assim, o compromisso de acompanhar de perto a implementação do Ensino Secundário Profissional no concelho, continuando a investir na colaboração com os municípios parceiros de Cabo Verde e na criação de oportunidades educativas capazes de potenciar o desenvolvimento pessoal, académico e profissional dos jovens envolvidos.

Jornalista: Edgar Pedreiro
Foto: DR

Sem comentários:

Enviar um comentário