quinta-feira, 4 de outubro de 2012

Lar da LEQUE abre em Novembro

No próximo mês deverá abrir o Lar Residencial para pessoas com deficiência em Alfândega da Fé.O projecto da associação LEQUE surge da transformação de uma parte do antigo edifício do Centro de Saúde da vila.
O equipamento vai disponibilizar 30 vagas, mas nem todas vão ser ocupadas de imediato.“Inicialmente só vamos abrir para 10 vagas porque ainda não temos todo o edifício concluído, pois as obras estão um bocadinho atrasadas”, refere a presidente da associação LEQUE, acrescentando que “já temos muitas inscrições de todo o país”.
Ainda assim, ressalva que “há um problema com que as famílias se debatem que é o facto de neste momento nós não termos acordo com a Segurança Social, as comparticipações das famílias são muito baixas e a mensalidade do lar é um bocadinho mais elevado do que as suas pensões”.
Por isso, “vamos ter uma dificuldade que temos de reflectir na instituição para fazer face a essas dificuldades das famílias e garantir a auto-sustentabilidade de associação”, acrescenta.
Celmira Macedo explica as vantagens deste equipamento para as famílias com crianças com necessidades especiais dizendo que “a maior parte dos adultos com deficiências regressa a casa das escolas e as famílias já estão idosas o que vai permitir ao pais ter uma velhice mais sossegada tendo os filhos aqui connosco”. Mas além do alojamento, esta resposta social permite ainda o acesso a “respostas ao nível da reabilitação que é muito importante para esta população”.
As obras de requalificação do edifício custaram cerca de 50 mil euros financiados pelo Prémio Manuel António da Mota que a associação LEQUE ganhou em Dezembro do ano passado.
 

Escrito por Brigantia

Sem comentários:

Enviar um comentário