Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

sexta-feira, 26 de outubro de 2012

Câmara de Freixo recorre ao PAEL

A câmara de Freixo de Espada à Cinta vai recorrer ao Programa de Apoio à Economia Local (PAEL) para pagar a dívida a curto prazo.
A dívida da autarquia ronda os 16 milhões de euros, dos quais 12 milhões estão cobertos por empréstimos bancários e que serão pagos nos próximos 20 anos. Mas o município vai agora recorrer a um programa criado pelo Governo, contratualizando quatro milhões e meio de euros. “Tínhamos direito a um empréstimo de 5,6 milhões de euros para cobrir as despesas de curto prazo mas como o município vem cumprindo com pagamentos de factura no dia-a-dia, o montante foi reduzido para 4,8 milhões de euros”, revela o presidente da câmara.
Os municípios que recorram ao PAEL ficam sujeitas a algumas obrigações como é o caso do aumento do IMI e das taxas de água, saneamento e resíduos.
Em Freixo de Espada à Cinta também vai haver aumentos, mas José Santos garante que não estão relacionados com a adesão ao programa. “O município de Freixo estava com o IMI no mínimo e em 2013 irá agravar um ponto percentual mas não tem a ver com a adesão ao programa porque já tinha sido deliberado em assembleia municipal”, afirma, acrescentando que “no futuro pode vir a haver aumentos da taxas da água e dos resíduos, não pela adesão ao PAEL mas porque elas são muito baixas e isso traduz-se num prejuízo para o município que não pode continuar a aguentar nesta situação financeira”.
Por outro lado, a autarquia está também a delinear um Plano de Reequilíbrio Financeiro. “O plano tem a ver com situações de cobertura bancária que estão a curto prazo e que foram contratualizados para assumir compromissos relacionados com obra que está em curso. Temos de garantir a cobertura financeira para estes projectos”, refere o autarca.
As negociações com a banca ainda decorrem, sendo que o valor a contratualizar ainda não está definido.

Escrito por Brigantia

Sem comentários:

Enviar um comentário