Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

quinta-feira, 25 de outubro de 2012

“Fé nos Burros” Ganha Prémios no Seia Cine ECo 2012

O Documentário “Fé nos Burros”, resultante do projeto com o mesmo nome que o Município de Alfândega da Fé desenvolveu em conjunto com a AEPGA - Associação para o Estudo e Proteção do Gado Asinino – e o fotógrafo João Pedro Marnoto, foi um dos vencedores do XVIII Festival Internacional de Cinema Ambiental da Serra da Estrela- O Seia Cine Eco 2012.
O Documentário conseguiu o primeiro lugar na categoria Lusofonia. Foi, assim, considerado o melhor trabalho nacional a concurso. Para além do Prémio Camacho da Costa, correspondente ao melhor trabalho lusófono, o “Fé nos Burros” recebeu também, uma menção honrosa do júri da juventude.
Para João Pedro Marnoto esta distinção assume-se como “um culminar de todo um esforço, acreditar e entrega de todos nós. É a confirmação que traçamos um caminho certo e fizemos algo distinto que deixará seguramente marcas para o futuro tal como as está a deixar no presente.”
Recorde-se que o Projeto “Fé nos Burros” nasceu da necessidade de sensibilizar para a preservação não só da espécie, mas também de muitos dos usos e costumes a ela associados e assenta na valorização da relação entre o homem e o animal. Um retrato da cumplicidade entre a espécie e o homem, que chama a atenção para a necessidade de a preservar reinventando a tradição. Deste trabalho que implicou o registo do gado Asinino e Muar do concelho de Alfândega da Fé, resultaram, também, a edição de um livro, a realização de uma exposição, que tem vindo a percorrer o país, e de um documentário.
O “Fé nos Burros” divulga uma parte importante da cultura concelhia e tem contribuído para a afirmação do nome de Alfândega no panorama cultural nacional. Este esforço para a valorização e preservação do património cultural local foi mais uma vez distinguido num Festival que tem como principal objetivo a divulgação de valores naturais e ecológicos, através do cinema e de atividades culturais.
O “Fé nos Burros” foi escolhido de entre 16 curtas-metragens, que foram a concurso na categoria Lusofonia.
Nesta XVIII edição do Seia Cine Eco concorreram também 13 longas, 13 curtas-metragens e o panoramaregional contou com a participação de 10 curtas-metragens.
Para saber mais sobre o projeto “Fé nos Burros” consulte o
site do projecto

in:noticiasdonordeste.com

Sem comentários:

Enviar um comentário