sábado, 10 de novembro de 2012

Graça Morais com nova exposição em Bragança


Chama-se “MAPAS E O ESPÍRITO DA OLIVEIRA” e tem inauguração marcada para este sábado, 10 de Novembro, às 15h00, no Centro de Arte Contemporânea Graça Morais, em Bragança.
Os trabalhos que em 1984 constituíam a série Mapas e o Espírito da Oliveira, um dos anos mais marcantes e prolíficos da carreira artística de Graça Morais e subsequentes à sua participação na XVII Bienal Internacional de Arte de São Paulo, no Brasil, associam-se agora, quase trinta anos depois, a um outro conjunto de trabalhos inéditos, produzidos especificamente para esta exposição. Mapas e o Espírito da Oliveira é, assim, o título retomado e evocativo das duas exposições que Graça Morais apresentara, em 1984, no Museu de Arte Moderna de S. Paulo e, em 1985, no Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro.
(…) O gosto e até a necessidade de trabalhar o grande formato desencadeariam, nesse período, no seu processo de criação, uma nova forma de expressão, nomeadamente por permitirem uma nova liberdade de traço. A composição é livre, esbatem-se lógicas ao ponto de misturar universos e espaços temporais muito distintos. Simultaneamente as linhas do desenho deixam uma forte impressão de independência em relação ao suporte, como se tivessem sido abruptamente interrompidas ou suprimidas a um todo, acusando uma continuidade para além dos limites da tela, desafiando o espectador a continuá-las ou a conclui-las.
(…) Numa reinvenção das formas, Graça Morais associa simultaneamente, no mesmo plano, referentes reais a figuras do fantástico, justapõe planos, faz alusões à mitologia grega ou a cenas medievais, originando o reencontro da ancestralidade com a atualidade, do real tradicional com o fantástico erudito.
A exposição, comissariada por Jorge da Costa e produzida pela Câmara Municipal de Bragança em parceria com o CACGM, estará patente até 6 de Janeiro de 2013.

Sem comentários:

Enviar um comentário