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SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

quinta-feira, 29 de novembro de 2012

Auto-Estrada Transmontana sem portagens

Afinal a Auto-Estrada Transmontana não vai ter portagens.
Quem o diz é o presidente da Câmara de Bragança. Jorge Nunes assegura que tem garantias do secretário de Estado das Obras Públicas, Transportes e Comunicações, Sérgio Monteiro, de que só vão ser portajadas as variantes a Bragança e Vila Real.“Que se mantinha o modelo de concessão inicial, ou seja no que toca a portagens só serão portajadas as circulares de Vila Real e Bragança, continuando o restante troço da Auto-Estrada isento.
O que nos parece correcto, tendo em conta que a A4 se constrói sobre o IP4 em quase toda a sua extensão”, realça o edil.
Quanto ao Túnel do Marão, o Governo aguarda uma decisão judicial, mas caso o processo se arraste nos tribunais pretende canalizar os 200 milhões de euros afectos ao Túnel para a concessão da A4 Vila Real – Bragança. “O Governo está empenhado na questão do Marão. Precisa que o Tribunal reconheça o abandono da concessão da parte das empresas construtoras para poder intervir nas obras.
Foi-nos referido que se esse processo não ocorrer em tempo oportuno, 200 milhões de euros de fundos comunitários que estão afectos ao Túnel serão transferidos para a Auto-Estrada Transmontana, o que corresponderá a um esforço financeiro menor da parte do Governo no pagamento à concessionária”, afirma o autarca. 
Quem não aceita esta paragem nas obras que já se arrasta há 18 meses é Mota Andrade. O deputado socialista acusa o Governo de estar a adiar uma obra que é fundamental para toda a região Norte. “Vejo com muita preocupação esta paragem. Primeiro porque é uma obra fundamental para todo o Norte do País. Mesmo em termos de tráfego para Espanha, para a Europa, é uma obra fundamental, porque dificilmente a gente do litoral irá para a Europa pela Auto-Estrada Transmontana se esse túnel não existir, porque é uma barreira natural o Marão”, justifica o deputado.
Mota Andrade diz mesmo, em tom irónico, que a culpa do impasse no Túnel do Marão é do Partido Socialista. “A culpa é do PS porque iniciou a obra. Porque a obra só está parada em função do governo do partido socialista que lhe deu início e nisso o actual Governo tem razão quando diz que há muita culpa do anterior governo”, ironiza Mota Andrade.
O deputado do PS lembra que está em causa um investimento de milhões de euros.“ Nada justifica já se terem investido 300 milhões de euros e a obra estar parada. Trata-se de uma obra extremamente complexa, que precisa de monitorização e de acompanhamento constante.
A par disso há um estaleiro e há um conjunto enorme de equipamentos caríssimos cuja sua imobilização vai custar milhões e milhões ao Estado, ou seja vai custar milhões e milhões a todos nós”, realça Mota Andrade.
O recomeço das obras no Túnel do Marão depende agora de uma decisão judicial.


Escrito por Brigantia

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