Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

segunda-feira, 26 de novembro de 2012

Miranda do Douro - Metade dos alunos detêm o mirandês como disciplina de opção

O presidente do agrupamento de Escolas de Miranda do Douro (AEMD) disse esta segunda-feira que nunca houve um número de alunos matriculados na disciplina de língua e cultura mirandesa como aquele que verifica no actual ano lectivo.
"Este ano ultrapassámos os 450 alunos matriculados na disciplina de língua e cultura mirandesa, sendo que este número representa mais de metade da população estudantil do AEMD", explicou António Santos.  Em relação ao anterior ano lectivo, verifica-se um aumento de mais de duas dezenas de alunos.
"Fico satisfeito com o aumento do interesse demonstrado pelos alunos para estudarem língua e cultura mirandesa, mesmo sendo uma disciplina de opção", frisou o responsável. Este aumento crescente dos alunos pela disciplina reflecte-se em diversos trabalhos elaborados no âmbito das actividades extracurriculares, como é caso de uma revista e de um jornal escritos em língua mirandesa pelos alunos.
"Eu creio que há uma nova vitalidade em torno da língua mirandesa e estou muito optimista em relação ao seu futuro. Mas preciso criar melhores condições para o ensino do mirandês no meio escolar para se continuar no bom caminho ", acrescentou António Santos.
Já Thibaut Ferreira, um aluno que deixou o AEMD para continuar os estudos em outras paragens, disse que aprender mirandês foi importante na sua vida. "Os meus pais sempre me incentivaram a aprender a língua mirandesa, coisa que faço desde os cinco anos e logo que comecei a escrever as primeiras palavras", recordou o antigo aluno.
Thibaut Ferreira foi um dos muitos alunos que hoje se reuniram na Escola Secundária de Miranda do Douro para assistirem a apresentação de uma nova publicação bilingue (mirandês/português), acontecimento que colocou os alunos em contacto com estudiosos, escritores e investigadores que ainda resistem em manter "viva" a segunda língua oficial em Portugal.
Na opinião de Amadeu Ferreira, um dos mais relevantes investigadores e escritores do mirandês, as escolas do concelho de Miranda do Douro têm um papel importante na dinamização e aprendizagem da língua mirandesa.
O ensino do mirandês, como opção, nas escolas do concelho de Miranda do Douro, é ministrado desde o ano lectivo 1986/1987, por autorização do ministério da Educação.

Correio da Manhã

Sem comentários:

Enviar um comentário