Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

terça-feira, 27 de novembro de 2012

Pelo menos até Fevereiro não há avião para Lisboa

Termina hoje a exploração da ligação aérea Bragança-Vila Real-Lisboa pela empresa Aerovip.
O prolongamento do contrato de concessão, que tinha terminado em Janeiro, e que a operadora havia conseguido através de um acordo com o Governo, por meio de ajuste direto, acabou sem a empresa ter qualquer indicação para continuar.
O autarca de Bragança, Jorge Nunes, garantiu que o secretário de Estado das Obras Públicas, Sérgio Silva Monteiro, lhe deu a indicação de que se trata de “uma interrupção”, durante uma reunião, em Lisboa, na passada sexta-feira, onde também participou o autarca de Vila Real, Manuel Martins. “O objectivo é encontrar outro modelo de subvenção para a ligação, cujos contornos não estão totalmente definidos”, explicou Jorge Nunes.
A Comissão Europeia terá manifestado reservas ao modelo de subvenção financeira existente (ao passageiro residente). A situação suscita reservas aos autarcas, “atendendo às circunstâncias e às limitações do mercado aeronáutico no país e ao mercado regional, no que respeita aos utilizadores, “podemos estar perante um eventual início de fim da ligação aérea, o que significaria um retrocesso de mais de 15 anos”.
Num cenário “optimista”, informou a tutela, a ligação aérea será reposta até fevereiro. Sérgio Silva Monteiro terá dito aos autarcas que durante a próxima semana obteria a concordância do Comissário Europeu dos Transportes, e que de imediato iria anunciar e desenvolver o procedimento de modo garantir que as viagens sejam retomadas.
A ideia será criar uma subvenção com financiamento ao passageiro transferindo parte do risco para o operador, o que “aparentemente não parece desajustado, mas não está bem definido e o contexto está condicionado por uma realidade adversa”. Esta situação arrasta-se desde 2011, porque o Governo não lançou o concurso público para a adjudicação da linha.
Em setembro do ano passado o município de Bragança havia proposto hipóteses de tornar o serviço mais atractivo, de o melhor, com uma procura mais ativa. Os autarcas decidiram esperar até março para ver se a ligação prossegue. Nessa altura será feita uma reunião com várias entidades regionais para fazer o ponto da situação “se as coisas estiverem mal temos de tomar uma atitude contrária”, sublinhou.
 Jorge Nunes tinha o compromisso do primeiro ministro de que a ligação era para continuar, “esta interrupção belisca a imagem do primeiro ministro junto dos transmontanos”.


in:mdb.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário