Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

sexta-feira, 23 de novembro de 2012

Mogadouro - BIOURB vai mudar modelo de construção de edifícios

A Câmara Municipal de Mogadouro apresentou ontem o projecto BIOURB, destinado a trabalhar a “Diversidade Bio Construtiva, Edificação Bio Climática e a sua Arquitectura e Urbanismo Moderno”.
Esta acção será executada na zona transfronteiriça de Castilla Y León e Norte de Portugal. No caso de Trás-os-Montes, será desenvolvida em Mogadouro, Bragança e Miranda do Douro, com vista a mudar o actual “modelo construtivo” de edifícios por um modelo bioclimático mais sustentável, tendo em conta a redução dos consumos de energia.
Várias acções serão levadas a cabo durante o projecto, tendo como certa a troca de conhecimentos entre ambos os lados da fronteira, dado existirem semelhanças climáticas e formas construtivas. Para tal, foram realizados levantamentos e catalogação de técnicas construtivas dos antepassados para poderem ser aproveitadas actualmente de uma forma mais sustentável.

Estes estudos serão apresentados posteriormente, o que levará à elaboração de uma normativa, manual de reabilitação e construção, catálogo de soluções técnicas para a monitorização de consumos nos edifícios, entre outras, que será de maior interesse para os técnicos. O projecto visa, também, a valorização turística das regiões.
Em Mogadouro, a apresentação do BIOURB esteva a cargo do vice-presidente da Câmara Municipal, João Henriques, e da arquitecta Alexandra Machado.

O investimento global ascende a 1.005.901€, aplicados num conjunto de iniciativas que envolvem, também, o município de Trabanca (Espanha), o Instituto Politécnico de Bragança, o Instituto de Construção de Castilla y Léon e a Fundação Cidaut.

in:jornalnordeste.com

1 comentário:

  1. De realçar este facto e de incentivar.
    Muito bom exemplo quando se consegue estabelecer esta simbiose, Escola IPB e empresas e sinergias que aqui estão reunidas.

    ResponderEliminar