Sobre o Blogue
SOBRE O BLOGUE:
Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço.
A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)
Arquivo distrital de Bragança aposta nas novas tecnologias
509 fundos, que equivalem a 4 quilómetros de documentação, é o resultado do trabalho desenvolvido pelo Arquivo Distrital de Bragança ao longo dos seus 96 anos de existência.
A directora do Arquivo destaca a importância das novas tecnologias para a divulgação dos registos paroquiais do distrito. “O arquivo neste momento tem como objectivo a divulgação on-line dos registos paroquiais do distrito de Bragança, e já temos imensas imagens que as pessoas podem consultar numa fracção de tempo””, explicou.
Alda Berenguel sublinha que é preciso “sensibilizar os mais novos para a importância desta instituição”, que é mais do que o depósito de velhos documentos. “Cada vez mais há a dialética entre a memória e o presente e nós tentamos dar isso aos mais novos, através das actividades de extensão cultural”, avançou.
Alda Berenguel faz um balanço positivo dos 4 anos em que está na direcção do Arquivo. “Esta direcção tem tido fases de paragem, avanços, recuos, mas o balanço é sem dúvida positivo”, concluiu.
Os 96 anos do Arquivo Distrital de Bragança comemoraram-se ontem, com a realização várias palestras e com a inauguração da exposição “Cédulas – Moeda de troco”.
Escrito por Brigantia
Sem comentários:
Enviar um comentário