Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

segunda-feira, 26 de novembro de 2012

Chuva não impediu caminhada micológica em Alfandega da Fé

Cerca de meia centena de pessoas percorreram a Rota de Alvazinhos em Alfândega da fé, numa caminhada micológica, no passado sábado.
A iniciativa teve como objectivo sensibilizar as pessoas para o perigo de apanhar cogumelos venenosos que facilmente se confundem com espécies comestíveis. “Além da caminhada conseguimos apanhar alguns cogumelos e identifica-los, sensibilizar as pessoas do cogumelo que devem apanhar para comer e daquele que não devem.
É difícil conseguir desmistificar os mitos que andam à volta dos cogumelos mas vamos tentando”, explica o presidente da associação micológica A PANTORRA, Manuel Moredo.
O município quer rentabilizar e valorizar o sector, visto que é um produto rico na região e pouco aproveitado. “Vamos começar a apostar agora com uma estratégia mais definida.
O objectivo deste percurso pedestre foi precisamente sensibilizar as pessoas não só para terem cuidado na apanha do cogumelo mas essencialmente para a riqueza que é este recurso e que está subaproveitado”, refere a responsável pelo gabinete de apoio à presidência, Ana Duque.
E a chuva não serviu de travão às 50 pessoas, que percorreram 14 quilómetros apanhando e identificando as diferentes espécies de cogumelos.
A apanha destes fungos, quer para consumo alimentar, quer para venda, é uma prática que tem vindo a ganhar cada vez mais adeptos no concelho de Alfandega da fé.


Escrito por Brigantia


Sem comentários:

Enviar um comentário