quarta-feira, 14 de novembro de 2012

Laboratórios começam a encerrar em Bragança


A decisão da Unidade Local de Saúde (ULS) do Nordeste de internalizar as análises clínicas já originou a falência de um dos três laboratórios privados de Bragança e o despedimento de 30 funcionários.
Os dados foram adiantados por Roberto Costa, técnico de análises clínicas que encabeçou as manifestações de protesto dos laboratórios quando, em Março, a ULS do Nordeste decidiu que os utentes do Serviço Nacional de Saúde passariam a realizar estes exames nos hospitais públicos.
A perda deste serviço provocou uma quebra na facturação “de 50 a 60 por cento” no laboratório em que trabalha este técnico, que estima que a situação possa continuar a agravar-se como consequência da redução de clientes nas três maiores cidades do Nordeste Transmontano, nomeadamente Bragança, Mirandela e Macedo de Cavaleiros.
Roberto Costa disse que “30 postos de trabalho directos” já foram extintos.
“O que tem acontecido é despedimentos, têm dispensado pessoal, começaram pelos auxiliares de limpeza, depois passaram para os motoristas e agora está a chegar aos técnicos e aos administrativos”, afirmou o técnico de análises.
A proprietária do laboratório que encerrou, o “Fátima Vaz das Neves”, confirmou, apenas, a situação e não quis falar mais sobre o assunto.
Dívidas acumuladas
“Além de estarmos a perder doentes, a ULS também não nos tem pago e (a situação) agrava-se”, afirmou, referindo que a entidade pública responsável pelos serviços de saúde no Nordeste Transmontano tem, alegadamente, por liquidar facturas anteriores à internalização do serviço nas três cidades.
A ULS do Nordeste confirma a existência de uma dívida pendente aos laboratórios de análises clínicas que está em discussão entre várias entidades para saber como irá ser paga.
Os montantes em causa são relativos a requisições de exames dos centros de saúde aos laboratórios privados, anterior à formalização da ULS, que passou a gerir todos os centros de saúde e hospitais da região desde Janeiro de 2012.
A informação foi adiantada pelo gabinete de comunicação da ULS, que não quantificou o valor da dívida pendente.

in:jornalnordeste.com

Sem comentários:

Enviar um comentário