terça-feira, 13 de novembro de 2012

“Os Trabalhos de Hércule”, pela Companhia Limite Zero no Teatro Municipal de Bragança

Zampano, o dono de um circo/teatro de saltimbancos, precisa de encontrar com urgência um ator para desempenhar o papel de Hércules, o super-herói grego. Põe um anúncio, mas só aparece um candidato (pode chamar-se Filinto, por agora).
Segue-se o interrogatório sobre as capacidades do ator Filinto, onde sobressaem as suas "incapacidades". O Mestre Zampano explica ao Filinto quais eram as habilidades de Hércules e o candidato reage com medo, mas mesmo assim é contratado. Seguem-se os ensaios de diferentes partes da história.
Percebem-se as limitações do teatro - falta de adereços, sobretudo, que obrigam a improvisos estranhos - e o Filinto só faz asneiras... Seguem-se vários "trabalhos" (alguns são omitidos, ainda que enunciados, por falta de espaço / adereços / desadequação / rejeição do público, recusa do Zampano, que tem medo que o teatro vá abaixo, etc.) e quando se encenam quase acabam mal. Contudo, surge sempre uma "salvação" para que tudo se componha.

Produção Companhia Limite Zero, com texto de Jorge Constante Pereira, encenação de Raul Constante Pereira, cenografia de Sandra Neves e Raul Constante Pereira, desenho de luz de Pedro Carvalho, música e sonoplastia de Carlos Adolfo, figurinos de Inês Mariana Moitas, interpretação de Eduardo Mendes, Ivo Bastos e Raquel Rosmaninho.

Sem comentários:

Enviar um comentário