quarta-feira, 17 de agosto de 2016

Castelo de Outeiro, um marco na fronteira transmontana

No pretérito dia 23 de julho e numa iniciativa da Junta de Freguesia de Outeiro e da Direção Regional de Cultura do Norte, a arqueóloga Ana Maria da Costa Oliveira, apresentou a sua Tese de Mestrado centrada no Castelo de Outeiro.
Com o espaço multiusos da Casa do Povo de Outeiro completamente cheio graças à adesão em massa da população, ficámos a conhecer mais um pouco da história do Castelo de Outeiro que, obviamente, se confunde com a história da própria aldeia.
Está garantido o financiamento para serem efectuadas escavações nas ruínas do Castelo. Esta intervenção no terreno vai no sentido de serem verificadas as infra estruturas ainda existentes e visíveis e as que estarão eventualmente enterradas. O seu estado de conservação e importância, indicarão a necessidade, ou oportunidade, de dar continuidade a outras escavações arqueológicas.
O evento terminou com a atuação dos Gaiteiros de Outeiro e com um lanche, que reconfortou os presentes, e que serviu de mote à continuação de troca de impressões entre técnicos da DRCN, autarcas e a população sobre a riqueza Patrimonial da aldeia de Outeiro.

HM

Sem comentários:

Enviar um comentário