Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

terça-feira, 30 de agosto de 2016

S.Pedro de Sarracenos recebeu a XVI edição da Feira das cebolas, um certame que pretende divulgar os produtos locais e promover a freguesia

Centenas de brigantinos rumam há 16 anos à aldeia de São Pedro de Sarracenos para comprar cebolas na feira dedicada a este produto mas também para adquirir outros produtos da terra.
Manuel Malhão é um dos poucos produtores de cebolas que ainda resiste na freguesia. Ontem vendeu mais de 1500 quilos de cebolas e garante que vai continuar a participar nesta feira, já que há escoamento garantido para os produtos hortícolas. “As pessoas vêm à procura de cebolas e acabam por levar batatas, tomates, azeite, o que temos… Esta feira correu muito bem, acho que foi a que teve mais gente e a que se vendeu melhor dos últimos anos”, referiu o habitante da aldeia.  

A oferta dos expositores, não só da aldeia, mas também de outras localidades do distrito de Bragança, tem vindo a diversificar-se e, hoje em dia, além dos produtos hortícolas, há também queijos, pão, doces, mel, licores ou até chá, artesanato e espaços dedicados à promoção de instituições e associações locais.

O presidente da Junta de Freguesia de S. Pedro de Sarracenos, Humberto Santos faz um balanço positivo da décima sexta edição do certame. “Acho que a feira tem corrido maravilhosamente. Tivemos muito mais gente do que aquilo que esperávamos e prova disso é o facto de termos feito o almoço para mais cem pessoas do que no ano passado e esgotou”, referiu o representante da autarquia que preparou mais de 300 refeições para convidados da Feira das Cebolas.

E a vertente cultural também é sempre tida em conta na Feira das Cebolas. Este ano foi reactivado o Grupo de Pauliteiros  de São Pedro de Sarracenos, que estava há vários anos sem actuar, como explica o presidente da Associação Recreativa e Cultural de S. Pedro Sarracenos, Bruno Couteiro. “Esta é uma tradição antiga que tentamos fazer renascer depois de mais de 15 anos inactiva - Requer bastante esforço e dedicação. Demoramos cerca de meio ano a prepararmo-nos para esta que foi a primeira actuação”, contou.  A feira das cebolas serviu ainda para inaugurar o novo largo da aldeia de S. Pedro de Sarracenos. 

Escrito por Brigantia

Sem comentários:

Enviar um comentário