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SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

quarta-feira, 31 de agosto de 2016

Autarcas do Douro unidos em defesa intransigente da linha do Douro

 Os 19 autarcas do Douro uniram-se hoje em defesa intransigente da linha do Douro, para onde reivindicaram um serviço público de qualidade e denunciaram "o desinvestimento" a que tem sido sujeita ao longo dos anos.
"E o que decidimos foi, mais uma vez, levantar a nossa voz em defesa da linha do Douro e de um serviço público ferroviário de qualidade nesta linha e dirigi-la ao Governo, à CP bem como às Infraestruturas de Portugal", afirmou aos jornalistas Francisco Lopes, presidente da Comunidade Intermunicipal do Douro (CIM Douro).

Esta tomada de posição unânime foi tomada durante a reunião ordinária da CIM Douro que decorreu hoje, em Murça, distrito de Vila Real, e depois das muitas críticas lançadas nas últimas semanas ao serviço prestado pela transportadora na linha do Douro.

Operadoras fluviais, turistas, clientes regulares e autarquias locais alertaram para a supressão de ligações, para as carruagens apinhadas e as avarias no ar condicionado.

Francisco Lopes, que é também presidente da Câmara de Lamego, esclareceu que a CIM vai remeter uma exposição ao Governo, à administração da CP e à Infraestruturas de Portugal, "fazendo uma defesa intransigente da infraestrutura ferroviária da linha do Douro e da qualidade de serviço".

Salientou ainda que os autarcas estão preocupados "com a desqualificação a que tem sido sujeita toda a linha do Douro ao longo dos anos", desde a própria infraestrutura, as estações e a redução de material circulante.

Material que, sublinhou, tem sido alterado para "níveis que não são compatíveis quer com a procura diária, quer com uma procura crescente a nível turístico".

"Receamos muito que este desinvestimento que tem vindo a ser feito conduza a linha do Douro e o serviço ferroviário no Douro a um nível de desqualificação tão grande que justifique medidas gravosos como as que já foram tomadas em outros pontos do território, inclusive no Douro, com o encerramento a montante do Pocinho. E essa é uma situação absolutamente inaceitável para os autarcas da CIM", frisou.

Francisco Lopes disse ainda que a eletrificação da via "é prioritária".

"Entendemos que é altura de ser encarada já que, pela primeira vez, há fundos comunitários e uma prioridade de investimento na ferrovia em Portugal que nunca houve em quadros comunitários anteriores", salientou.

O vice-presidente da Câmara de Peso da Régua, José Manuel Gonçalves, lembrou que "já há muito tempo" que o seu município alerta a CP para "a diminuição da qualidade do serviço".

"A CP tem que olhar para esta linha como uma linha estratégica e não só até à Régua, para lá da Régua e transversal a toda a região", frisou.

José Manuel Gonçalves defendeu a modernização da linha até ao Pocinho, mas também a aposta da ligação a Espanha, reativando o troço até Barca de Alva", uma proposta colocado na agenda do Eixo Atlântico em 2007.

"Era mais uma autoestrada que tínhamos para ligar o interior", salientou.

A CP já reconheceu que está a ter dificuldades em responder "aos crescimentos brutais" da procura na linha do Douro porque "a capacidade não é ilimitada" e adiantou que está a tentar encontrar soluções com a tutela.

Segundo os dados da transportadora, no mês de junho, na linha do Douro, o transporte de grupos aumentou 73%, o que corresponde a mais 8.314 viagens realizadas, num total de 19.629 passageiros transportados em grupos nesse mês.

PLI // MSP
Lusa/Fim

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