Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

quarta-feira, 24 de agosto de 2016

Inauguração da Fonte do Gil após 30 anos de espera

Fonte de estilo barroco jesuíta, datada de 1735, mais conhecida por Fonte do Gil, foi requalificada e inaugurada com pompa e circunstância numa parceria entre a Junta de Freguesia de Carviçais e a Câmara de Moncorvo.
Foi inaugurada este mês a Requalificação da Fonte do Gil, numa parceria entre a Junta de Freguesia de Carviçais e a Câmara Municipal de Torre de Moncorvo.

A inauguração contou com a presença de mais de duzentas pessoas, que se deslocaram à Fonte do Gil para a cerimónia, pois tratava-se de uma obra anunciada há mais de três décadas e que era prometida todos os anos, "andando os projetos de execução de gaveta em gaveta", refere o presidente da Junta de Freguesia de Carviçais. De acordo com Francisco Braz, esta obra era muito importante para todos os carviçaenses que, nessa noite, puderam igualmente deliciar-se com uma sessão de fados de Coimbra a assinalar esta “data marcante da freguesia”, “neste lindo local, aprazível e acolhedor, que se adaptou de uma excelência ímpar à atuação do grupo de fados de Coimbra "Práxis Nova”, fez questão de frisar o edil.

Numa primeira fase, a fonte de estilo barroco jesuíta, datada de 1735, tinha já sido alvo de intervenção a nível do arranjo da fonte, da construção de um escadario e do realce da calçada existente em todo o local, desde a Praça até à Fonte, que se encontrava soterrada com cerca de quarenta centímetros de terra, não se encontrando visível.

Agora, numa segunda fase, tratou-se da conclusão das obras da zona envolvente da Fonte do Gil com a iluminação da calçada de acesso, da zona envolvente e da própria fonte, bem como a requalificação com a colocação de mobiliário urbano adequado.

“Esta fonte, cujo valor patrimonial para a aldeia e para o concelho é deveras importantíssimo, será, certamente, um dos ex-líbris de Torre de Moncorvo, classificada no top five dos monumentos do concelho”, salientou Francisco Braz, visivelmente orgulhoso pela conclusão de tão aguardado investimento.

Para o responsável, tratou-se, tão somente, da concretização de mais um compromisso com o povo de Carviçais e do concluir de mais uma obra prevista no Programa de Mandato para a Freguesia das equipas lideradas por Francisco Braz e Nuno Gonçalves, numa obra conjunta entre a Junta e a autarquia de Torre de Moncorvo.

Na inauguração, para além do presidente da Junta de Freguesia de Carviçais e do presidente da Câmara Municipal de Torre de Moncorvo, Nuno Gonçalves, que descerraram a respetiva placa de inauguração, estiveram, ainda, presentes os autarcas dos municípios de Mogadouro e de Freixo de Espada À Cinta.

Bruno Mateus Filena
in:diariodetrasosmontes.com

Sem comentários:

Enviar um comentário