Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

segunda-feira, 29 de agosto de 2016

“Reino Maravilhoso – por terras do Alvão e do Marão” passou ontem na SIC

Passou ontem, dia 28 de Agosto, na SIC, o documentário de Luís Quinta e Ricardo Guerreiro, intitulado “Reino Maravilhoso – por terras do Alvão e do Marão”. Durante 50 minutos, a dupla de documentaristas dá-nos a conhecer a vida selvagem desta duas serras que marcam a geomorfologia da nossa região.
Trata-se de um filme deslumbrante. Durante 50 minutos, a riqueza natural destas duas áreas protegidas pela Rede Natura é exposta de forma sábia e atrativa. 

Os naturalistas passaram no campo cerca de 100 dias de forma a criarem o ciclo narrativo de um ano, com início na dura estação do inverno e o fim no outono seguinte.

Através de um domínio técnico exímio, nomeadamente no manuseamento e utilização de técnicas de filmagem em macro, o documentário transporta-nos para uma intimidade selvagem que se encontra vedada para a maior parte dos observadores no dia-a-dia.

Durante os 50 minutos são-nos ensinados comportamentos animais que jamais pensávamos existir aqui tão perto de nós, como, por exemplo, o escavar da vespa-das-areias, a existência de plantas carnívoras, o carinho das formigas, o amor das borboletas, e as peculiaridades de tantas outras espécies animais do ar e da terra capturadas pelas lentes de Luís Quinta e Ricardo Guerreiro, que neste documentário geram estórias de vida selvagem únicas e maravilhosas. 

“Reino Maravilhoso – por terras do Alvão e do Marão” é um projeto que teve o empenhamento e o apoio da Câmara Municipal de Vila Real, sendo, sem dúvida, um documento de verdadeira utilidade pública, devido aos níveis de pedagogia e ensinamentos que transmite quer a miúdos quer a graúdos.

O filme, que já se encontra disponível para visualização no vimeo , é a terceira obra da dupla Luís Quinta e Ricardo Guerreiro, que também são responsáveis pelos documentários “Arrábida, da serra ao mar” e “Almada, entre o rio e o mar”.

in:noticiasdonordeste.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário