Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

sexta-feira, 26 de agosto de 2016

Três livros, três histórias diferentes, um dia dedicado às letras

O VI Encontro de Escritores Transmontanos vai acontecer este sábado, pela primeira vez em Alfândega da Fé.
Nos cinco anos anteriores, o evento decorreu em Macedo de Cavaleiros, onde a Poética Edições, que está por detrás da iniciativa, estava sediada, antes de se mudar para Braga.

Virgínia do Carmo, a organizadora, faz a resenha do cartaz, onde estão alinhadas três apresentações de livros.

“São três apresentações todas bastante diferentes. De manhã, vamos evocar do Abade de Baçal, que é uma figura proeminente da cultura transmontana. À tarde, temos a apresentação de um livro de poesia, de uma escritora transmontana radicada em Lisboa, mas que é assumidamente transmontana, a Raquel Serejo Martins. E vamos ter ainda um ensaio, de António Sá Gué, que também é muito interessante.”

O objetivo do evento é que a comunidade participe.

“Nós vamos o convite para o Encontro de Escritores a toda a comunidade, e pretende ser um ponto de encontro entre quem escreve e quem lê.

O objetivo é juntar escritores, e é sempre um momento muito emocionante, porque há autores que têm uma afinidade tão bonita, e só se vêem em ocasiões como estas.

Mas o objetivo é também que apareça quem lê. É uma oportunidade para quem lê, de estar com os autores, de assistir à apresentação de livros. Queremos que apareçam cada vez mais pessoas, que não os escritores, para que consigamos envolver a comunidade.”

E cada vez mais os transmontanos querem ler obras de conterrâneos.

“Creio que sim.

Nós estamos a falar de livros, e, por isso, estamos a falar, infelizmente, de um nicho. Não falamos de grandes massas. Já estamos habituados, e sinceramente já não me incomoda.

O que interessa é que esse nicho tem cada vez mais rigor, e é cada vez mais exigente. Penso que estamos a falar de uma comunidade leitora cada vez mais educada.

Não somos muitos os que amamos os livros, mas tenho a esperança que os livros não vão morrer nunca.”

O VI Encontro de Escritores Transmontanos decorre durante todo o dia de amanhã na biblioteca municipal de Alfândega da Fé. Um evento aberto da toda a comunidade dada à leitura.

Escrito por ONDA LIVRE

Sem comentários:

Enviar um comentário