quinta-feira, 7 de setembro de 2017

UCC de Bragança comemora terceiro aniversário com palestras, workshops e rastreios

A Unidade de Cuidados Continuados de Bragança (UCCB) está a comemorar hoje e amanhã o terceiro aniversário, com um programa de palestras, workshops e rastreios gratuitos à população. Desde a abertura em Setembro de 2014, já passaram pela unidade integrada na Santa Casa da Misericórdia 452 utentes pelas valências de média e de longa duração.
A directora técnica da Unidade de Cuidados Continuados de Bragança, Susete Abrunhosa, faz um balanço positivo do trabalho nestes últimos 3 anos, destacando a qualidade do serviço prestado.

“A equipa da UCCB faz um balanço muito positivo destes três anos de funcionamento.

Têm sido muito gratificantes devido ao retorno bastante positivo por parte de todos os utentes e familiares. Enquanto resposta social que presta apoio na área da saúde e social regemo-nos por uma norma que é prestação de cuidados de qualidade, permitindo que este serviço continue a ser uma referência na região e no país, através dos seus contributos para o bem-estar e qualidade de vida”, referiu a responsável.

A unidade tem 40 vagas, 15 na unidade de média duração e 25 na de longa duração e a maioria dos doentes chega na sequência de problemas cardiovasculares. Daí que, segundo Raquel Meireles, médica da Unidade de Cuidados Continuados, o tema escolhido para as palestras seja a “Reabilitação cardiovascular em cuidados continuados”.

“As palestras vão no sentido de mostrar novos desenvolvimentos e conhecimentos que existem na área e que são aplicados na nossa unidade. E dia 8 temos os rastreios abertos e aí podemos envolver toda a comunidade, porque é uma forma de conseguirmos de prevenirmos doenças cardiovasculares”, afirmou.

Ao longo da manhã e tarde de hoje, realizam-se várias palestras com profissionais da área da saúde, que vão abordar temas relacionados com a reabilitação cardiovascular, desde riscos sintomas, causas e atitudes preventivas até ao tratamento. Amanhã a Unidade de Cuidados Continuados de Bragança abre as portas a toda a comunidade e também a cuidadores informais com rastreios e workshops. 

Escrito por Brigantia

Sem comentários:

Enviar um comentário