Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

quinta-feira, 21 de setembro de 2017

Descobertos "vestígios importantes" sobre a ocupação humana no castro de S.João das Arribas da idade do Bronze até à alta idade média

Escavações arqueológicas no castro de S. João das Arribas, no concelho de Miranda do Douro, revelaram importantes vestígios arqueológicos datados desde a idade do Bronze até à Alta Idade Média.
As quatro sondagens que decorreram ao longo de um mês trouxeram à superfície um conjunto de vestígios que revelam que naquele local houve uma ocupação constante no período entre os séculos IX a.C.  até ao X depois de Cristo, como explicou a arqueóloga Mónica Salgado que foi uma das coordenadoras das escavações:
“ Os resultados foram bastante positivos, temos uma ocupação continuada, talvez mas ainda não com seguridade, desde o final da idade do Bronze até à Alta Idade Média. Encontrámos quatro estruturas de casas, dos séculos V e VI, encontrámos vário espólio cerâmico, desde a idade do bronze até ao séc. X da idade média, uma lareira e um possível celeiro ou lagar”, explica.
A arqueóloga Mónica Salgado destaca a importância dos achados quer pela quantidade quer pela relevância de algumas peças:
“Temos peças cerâmicas inteiras, temos uma ponta de seta, que é bastante relevante, temos moedas e alguns artefactos em bronze e sobretudo, muita cerâmica”, refere.

Mónica Salgado espera que os objectos encontrados, que agora serão estudados, possam posteriormente ficar em exposição na Aldeia Nova, a povoação mais próxima do local.

O castro de S. João das Arribas foi classificado como monumento nacional em 1910. Este foi o segundo ano de intervenção de um projecto de quatro anos, para conhecer melhor o passado do espaço, que envolve a Palombar e a Câmara Municipal de Miranda do Douro.

Escrito por Brigantia

Sem comentários:

Enviar um comentário