Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

sexta-feira, 22 de setembro de 2017

Língua Mirandesa vai ser ensinada nas escolas

O Mirandês vai passar a ser ensinado nas escolas portuguesas e vai ser reconhecido nos currículos dos alunos.
Miranda do Douro vai assinar na segunda-feira um protocolo com o ministério da Educação e a Universidade de Coimbra.

Artur Nunes, o presidente da câmara municipal, conta que Miranda se associou a instituições de renome com o objectivo de que a cultura Mirandesa não fique restringida às terras de Miranda

“O projeto da Língua Mirandesa em parceria com a Universidade de Coimbra, também com o Instituto Camões, com o Ministério da Cultura e o Ministério da Educação vai  conferir classificação nos currículos pelo próprio Ministério dos Negócios Estrangeiros também com a assinatura da carta europeia de línguas comunitárias que subscreveu o projeto.”
Este projecto já tinha sido candidatado em Dezembro de 2016 mas a comissão de coordenação chumbou o projecto em Maio deste ano. O município recorreu da decisão, por considerar que o projecto estava bem cimentado, como explicou o presidente da câmara.

“O projeto foi chumbado por motivos subjetivos. De facto, está muito sustentado em parcerias, em qualidade, em quantidade, e, digamos, é um projeto da língua da cultura mirandesa.”
O autarca diz que foram várias as questões colocadas em cima da mesa para a valorização e aprendizagem da segunda língua oficial de Portugal

“Há várias questões que estão em cima da mesa relativamente à língua mirandesa. Em primeiro lugar, uma universidade que aceita como válido o currículo e os professores para o ensino do Mirandês. Essa universidade que assinou o protocolo connosco vai lecionar o Mirandês na Universidade de Coimbra. Por isso é um pilar basilar. A formatação de currículos ao nível das escolas também passa pela universidade de Coimbra e também por estas parcerias ao nível do Ministério da Educação. Há um projeto piloto que está feito.”
Com a colaboração do Agrupamento de Escolas de Miranda do Douro, comunidade escolar vai ser envolvida na aprendizagem da segunda língua oficial em Portugal.
O mirandês sobreviveu centenas de anos no isolamento, e no ano de 1999 foi reconhecido como a segunda língua oficial de Portugal.

INFORMAÇÃO CIR (Rádio Brigantia)

1 comentário:

  1. Ficaria muito contente se qualquer cidadão mirandês ou brigantino, me enviasse um dicionário ou livro sobre o Mirandês. Pesquiso o Caipirês no Brasil e dedico mais de quarenta anos de pesquisa nisso; o "caipirês" é o equivalente brasileiro do "mirandês"!

    ResponderEliminar