Autarquia leva ginástica a idosos das aldeias:
Para promover um envelhecimento activo dos idosos do concelho, a câmara de Bragança arrancou ontem com o projecto «Desporto Sénior no Meio Rural».
Uma vez por semana, os técnicos de desporto da autarquia vão deslocar-se às aldeias para praticar ginástica com as pessoas de idade.
“A câmara tomou a iniciativa de levar o desporto ao meio rural e o objectivo fundamental é contribuir para um envelhecimento saudável destas pessoas que normalmente estão mais afastadas dos equipamento desportivos da cidade” refere o vereador do desporto da câmara de Bragança.
Para já, a iniciativa arranca em Baçal, Coelhoso, Grijó de Parada, Parâmio, Salsas e S. Julião de Palácios, mas mais freguesias podem vir a integrar o projecto.
“Para já é um projecto experimental. Numa fase inicial pretendemos começar por oito freguesias e mais tarde, depois de uma avaliação, veremos se haverá interesse em implementar noutras freguesias pois algumas delas estão a fazer recolha de inscrições” acrescenta Hernâni Dias.
A primeira sessão decorreu ontem em S. Julião de Palácios onde participaram 30 idosos.
Margarida Pires, de 70 anos, e Infância Marrão, de 77, principiantes na ginástica, mostravam-se motivadas.
“Já vamos para velhas vão-se-nos encolhendo os osso e assim vamos a ver se estendem alguma coisa” refere Margarida Pires que nunca tinha feito ginástica. “Faço-a em casa a subir e descer as escadas” acrescenta.
“O meu problema é mais nos braços que não os posso levantar” queixa-se Infância Marrão. “Já fiz fisioterapia mas foi pouco tempo, não voltei a fazer e fiquei na mesma. Vim porque acho que esta ginástica me pode ajudar” salienta.
A autarquia está ainda a tentar envolver nesta iniciativa uma equipa multidisciplinar de cuidados na comunidade através do centro de saúde.
Brigantia, 2011-02-04
Número total de visualizações do Blogue
Pesquisar neste blogue
Aderir a este Blogue
Sobre o Blogue
SOBRE O BLOGUE:
Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço.
A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)
(Henrique Martins)
COLABORADORES LITERÁRIOS
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário