Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira..
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

quarta-feira, 15 de junho de 2011

ACTIVIDADE-Descida do Rio Sabor em Canoa

A empresa EDP começou em 2008 a construção de uma grande barragem para a geração de electricidade, no último grande rio da Península Ibérica, sem barragens, desde a sua nascente até à foz do Douro.
Várias associações regionais e grupos ambientalistas posicionaram-se contra o projecto, arguindo que este trabalho representa um impacto irreparável em paisagens ecologicamente importantes que são o lar de espécies-bandeira, aves rupícolas anfíbios, invertebrados de água doce, etc.
O projecto foi relatado para a Comissão Europeia por contradizer várias disposições da legislação ambiental europeia, incluindo as directivas sobre as Aves e os habitats pois a região afetada pela barragem faz parte da Rede Natura 2000, nas áreas específicas "Sabor e Maçãs Rios '(SPA e SIC) e "Morais" (SIC) lar de 19 tipos de habitats, 9 espécies e 5 espécies vegetais de interesse comunitário. Entre elas, três tipos de habitats e de espécies animais (Canis lupus), classificados como prioritários. Quanto à ZPE, foi nomeada pela presença de 34 espécies de aves selvagens, incluindo várias espécies de aves de rapina, muitas das quais nidificam nas margens do rio que ficarão submersas pela barragem.
O Vale do Sabor constitui um refúgio ecológico indispensável à fauna local, de onde se pode destacar uma interessante comunidade de aves rupícolas, assim como espécies de mamíferos como o lobo, o corço, o gato-bravo, a toupeira-de-água e a lontra. É também o principal local de desova e alevinagem da comunidade piscícola de uma vasta área, sendo por isso classificado como Zona de Protecção Especial. O valor natural deste território selvagem de beleza inigualável é inestimável e deve ser preservado a todo o custo. A importância deste local insubstituível é indispensável para a conservação da Natureza em Portugal.
Estamos a propor uma descida de dois dias, antes de a barragem fechar por completo e deixar de existir esta maravilha única em Portugal.

Esta descida inclui:
Todo o material técnico, toda a alimentação, 2 almoços 1 jantar, 2 pequenos-almoços, dormida dia 1 em Santulhão em quarto duplo, logística a partir de santulhão, dormida em tenda dia 2, seguro de actividade.
Não Inclui:
Viagem até Santulhão, saco cama para a noite dia 2, qualquer extra não mencionado.
Preço por pessoa: 160,00€
Para te inscreveres tens de enviar; nome completo, numero de B.I. e data de nascimento para manolo1manolo@hotmail.com
As inscrições são até ao dia 27-06-2011
Mais informações: 00351 932592810

Sem comentários:

Enviar um comentário