De 9 a 11 de Março, Torre de Moncorvo acolhe o I Fim de Semana Gastronómico do Borrego da Churra da Terra Quente.
Trata-se de uma iniciativa que visa promover os pratos de borrego, que são uma tradição no Douro Superior, bem como fomentar a criação e o desenvolvimento dos rebanhos da ovelha da Churra Terra Quente (uma raça autóctone), criando assim uma mais valia económica para o território.
Refira-se que o solar da raça “Ovelha Churra da Terra Quente” e o respectivo livro genealógico estão no concelho de Torre de Moncorvo.
Durante o Fim de Semana Gastronómico do Borrego da Churra da Terra Quente, os visitantes têm a oportunidade de provar os diversos pratos confeccionados com borrego pelos restaurantes “as Piscinas”, “o Frango”, “o Lagar”, “os Temperos d’Ouro”, a Taberna do “Carró” e ainda “Ventagreste (o Artur)”. Em todos serão servidas várias especialidades, destacando-se o borrego assado na brasa e no forno, arroz de miúdos, estufado, ensopado e ainda a celebre caldeirada.
As sugestões de entradas passam pelo queijo terrincho e terrincho velho, bem como amêndoas torradas e as sobremesas pelo requeijão ou queijo com doces tradicionais e bolos de amêndoa, não esquecendo as tradicionais amêndoas cobertas, tão populares nesta região.
Este I Fim de Semana Gastronómico do Borrego da Churra da Terra Quente é uma iniciativa da Associação Nacional de Criadores de Ovinos da Churra da Terra Quente, Câmara Municipal de Torre de Moncorvo, Douro Superior, Associação de Desenvolvimento e da Associação dos Comerciantes e Industriais do Concelho de Moncorvo e conta com o apoio do PRODER.
O I Fim-de-Semana Gastronómico do Borrego da Churra da Terra Quente integra-se na IX Feira dos Produtos da Terra e dos Stocks e na promoção do cartaz turístico das Amendoeiras em Flor.
in:jornalnordeste.com
Número total de visualizações do Blogue
Pesquisar neste blogue
Aderir a este Blogue
Sobre o Blogue
SOBRE O BLOGUE:
Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço.
A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)
(Henrique Martins)
COLABORADORES LITERÁRIOS
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário