Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

segunda-feira, 2 de julho de 2012

Bragança - Exposição “The Time Machine"

A exposição The Time Machine” de Edgar Martins, está patente ao publico desde o dia 30 de Junho no Centro de Arte Contemporânea Graça Morais, em Bragança.
O trabalho de Edgar Martins (Évora, 1977) regista, de modo dominante, interiores de barragens (corredores, túneis e poços, maquinaria vária, salas das máquinas e salas de comando, quadros de controlo, ferramentas de trabalho, feixes de cabos, etc.) e acrescenta-lhes alguns momentos de disrupção, através de algumas escassas imagens dos canais ou lençóis de água que, no interior, alimentam toda a produção elétrica.

Ao pensar as opções de título para o seu trabalho, o artista, procurou encontrar sentido produtivo em The Time Machine e experimentou ainda o enriquecimento desse sentido num complemento de título para esta série como "An Incomplete and Semi-Objective Study of Hydropower Stations".
A primeira hipótese revela-nos a operação temporal a que estas fotografias procedem: "máquinas do tempo", são não só as máquinas das centrais hidroelétricas (seus acessórios tecnológicos e espaços arquitetónicos onde se inserem) são também as câmaras fotográficas com que regista e fixa o tempo das outras máquinas.
A segunda hipótese de título indica que estas fotografias (que aceitam o carácter sempre incompleto de qualquer levantamento) revelam um carácter "semi-objectivo", ou seja, que são pensadas como imagens estéticas e não como documentos históricos.

Comissariado: João Pinharanda
Produção: Fundação EDP / Câmara Municipal de Bragança

Sem comentários:

Enviar um comentário