Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira..
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

sexta-feira, 17 de agosto de 2012

Idade do Ferro explorada em Mogadouro


Em Vilarinho dos Galegos, concelho de Mogadouro, estão a ser feitas explorações arqueológicas no Castelo dos Mouros.
O objectivo é tornar o local acessível ao público.
As escavações decorreram durante o mês de Julho com alunos da licenciatura em Arqueologia da Universidade do Minho.  
O arqueólogo responsável explica em que consistem os trabalhos.“Estamos a estudar o sítio arqueológico que era conhecido mas estava completamente oculto. 
Do ponto de vista científico não havia qualquer informação”, refere, acrescentando que “desenvolvemos trabalho principalmente na muralha e no torreão. Conseguimos pôr à vista duas muralhas interessantes com mais de cinco metros de altura e bastante bem preservadas”.
António Diniz salienta a importância destas explorações arqueológicas para u a melhor compreensão da Idade do Ferro na região transmontana.“Toda a Idade do Ferro no Nordeste de Portugal é desconhecida, por isso estas escavações assumem uma grande importância porque vão fornecer um conjunto de dados que vão permitir tratar o quadro de referência da Idade do Ferro nessa região. 
”O desafio passa agora por desenvolver trabalhos de conservação e valorização para que o espaço possa tornar-se numa atracção turística.“Vamos fazer algum trabalho de consolidação porque as estruturas precisam de ter alguma intervenção para que se conservem”, explica e depois “tem de se seguir um programa de conservação para tornar o sítio visitável para todos os que queiram disfrutar do património”.
Os trabalhos de valorização deverão incidir na consolidação de estruturas, limpeza do local, melhoria de acessos e instalação de painéis informativos.

Escrito por Brigantia

Sem comentários:

Enviar um comentário