Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira..
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

terça-feira, 21 de agosto de 2012

Concurso de bovinos com recorde de animais


Bragança acolheu hoje o concurso concelhio de animais de raça mirandesa mais participado deste ano. 
80 animais foram avaliados por um júri e os melhores exemplares receberam troféus e prémios monetários.  
Para os agricultores, os prémios arrecadados são um incentivo para continuarem a apostar na criação de gado.“Foi o primeiro prémio de uma novilha. Trouxe um touro e uma vitela, mas é a primeira vez que participo e é bom levar logo prémios para casa. 
É um incentivo para vir mais vezes”, realça Filomena Fernandes.“É o segundo ano consecutivo que este touro ganha o primeiro prémio. Trouxe também um vitelo que ficou em terceiro lugar”, enaltece Henrique Pires.“Tenho um quinto lugar, um terceiro e um sexto e andamos cá por baixo, mas são um incentivo. 
Eu gosto disto”, afirma Francisco Cavaleiro. O responsável da Cooperativa Mirandesa sublinha que houve um aumento do número de animais, apesar de haver cada vez menos explorações. 
Nuno Paulo admite, no entanto, que a renovação lenta do sector é preocupante.“Aumentámos o número médio de animais por exploração. No entanto, o número de explorações tem diminuído. 
Tem havido uma renovação do tecido produtivo, mas não o desejado. Necessitaríamos seguramente que a renovação fosse mais rápida. Estamos com uma média de idades dos nossos produtores de 55 anos, o que nos preocupa”, salienta Nuno Paulo.
Os concursos já premiaram animais em cinco dos seis concelhos do solar da raça. No primeiro fim-de-semana de Setembro vai realizar-se o concurso nacional, em Macedo de Cavaleiros, onde são esperados cerca de 200 exemplares de raça mirandesa.

Escrito por Brigantia

Sem comentários:

Enviar um comentário