Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

sábado, 8 de setembro de 2012

Feira do Azinhoso acontece este fim-de-semana com o burro mirandês em destaque


A Feira do Azinhoso, concelho de Mogadouro, decorre este fim-de-semana, dias 8 e 9 de Setembro, e pretende reavivar antigas tradições bem como promover e sensibilizar curiosos e criadores para a preservação e bem-estar do gado asinino e em particular da raça asinina de Miranda.
Para além dos passeios de burro e da tradicional gincana de burros, a Feira do Azinhoso oferece um vasto programa aos visitantes. Merenda tradicional, jantar e almoço convívio, missa, mostra e desfile de burros e festa popular são algumas das actividades que a organização propõe para um fim-de-semana animado.
A Feira Anual do Azinhoso foi revitalizada em 2004 pela AEPGA e a AIVECA – Associação para a Investigação e Valorização Etnográfica e Cultural de Azinhoso conjuntamente com o município de Mogadouro e a Junta de Freguesia de Azinhoso. O empenho da população local em cooperação com a organização do evento ajudou a recuperar antigas tradições como a gincana de burros, que sempre desafiou os mais arrojados e foliões do Azinhoso e aldeias vizinhas, a mostrar a sua perícia.
No concelho de Mogadouro, as feiras sempre tiveram um enorme impacto, nomeadamente, a Feira Anual do Azinhoso, cuja frequência era obrigatória para a maioria da população nordestina, tendo por isso uma influência não só de concelhia mas também regional.

Sem comentários:

Enviar um comentário