Número total de visualizações do Blogue
Pesquisar neste blogue
Aderir a este Blogue
Sobre o Blogue
SOBRE O BLOGUE:
Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço.
A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)
(Henrique Martins)
COLABORADORES LITERÁRIOS
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.
quarta-feira, 12 de setembro de 2012
Mogadouro: Câmara instala sistema de remoção do manganês da água para o abastecimento público
A Câmara de Mogadouro foi forçada a investir 75 mil euros na aquisição de um sistema que retire o excesso de manganês que se encontra na água para o abastecimento público do concelho.
"O caudal armazenado na albufeira de Bastelos está a diminuir para níveis nunca vistos, devido à seca”, avançou o vereador das Obras Públicas da autarquia, António Pimentel.
O novo sistema instalado na Estação de Tratamento de Águas tem por base um processo de oxidação à base de dióxido de cloro.
Segundo aquele responsável, a captação está a fazer-se a um nível em que as águas estão mais paradas e aonde a oxigenação é feita com bastante dificuldade.
"Os níveis de manganês subiram bastante e, nesse sentido, para resolver o problema, foi instalada uma solução no sentido de resolver o problema", acrescentou.
De acordo com um estudo mandado elaborar pela autarquia, um gerador de dióxido de cloro produzirá um agente oxidante a partir de ácido clorídrico e clorídrico de sódio.
Depois de produzida, a substância será injetada num misturador estático, sendo promovida uma mistura homogénea e, por conseguinte, " uma oxidação e precipitação eficiente do manganês".
"O manganês está ser removido e, a curto prazo, esperamos que os valores daquele mineral estejam a níveis mais normais", frisou o vereador.
A presença de manganês na água tem chamado a atenção da população servida pela albufeira da barragem de Bastelos, tudo porque a roupa branca fica manchada, quando à sua lavagem são adicionadas substâncias à base de cloro.
"Estas manchas são facilmente revertidas, se forem usadas substâncias neutras", explicou o responsável.
in:rba.pt
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário