Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

sexta-feira, 12 de outubro de 2012

«Lameiros» de Pedro Calapez no Centro de Arte Contemporânea Graça Morais

Nesta exposição intitulada "Lameiros" o artista plástico Pedro Calapez apresenta os seus trabalhos mais recentes. O Centro de Arte Contemporânea Graça Morais acolhe, desde o dia 5 de outubro, a exposição “Lameiros”, de Pedro Calapez.
Através de trabalhos executados em 2011 e 2012, o artista “constrói sedutores e desconcertantes planos de cor, evocações de lugares, de paisagens, fragmentos ou parcelas de espaços não convencionais e outros tantos referenciais”. Em “Lameiros”, os visitantes podem, assim, ver de perto “bandas retangulares, zonas de cor justapostas, interceção de manchas e de planos, de lisos e texturados, de cheios e vazios, realizam-se em exercícios visuais de grande abstração cromática, a partir dos quais evoca, num jogo de segmentos, memórias incertas, onde cada elemento parece transcender, para lá dos limites do quadro, o seu território de conflito”.
“Através da cultura, da arte e de outras áreas temos que conseguir atrair mais pessoas à cidade para que nos ajudem a qualificar, a promover e a desenvolver a nossa atividade”, sublinhou o Presidente da Câmara Municipal de Bragança, Eng.º António Jorge Nunes.

No dia seguinte à inauguração, cuja cerimónia reuniu cerca de uma centena de pessoas, decorreu uma visita à sala das turbinas da Central Hidroelétrica do Picote (Miranda do Douro), onde se encontra uma intervenção artística de Pedro Calapez. A mostra “Lameiros” está patente até 6 de Janeiro de 2013.
A condição arquitetónica, ainda que atravessada pelas mais inesperadas soluções formais e técnicas marcou sempre, como matriz organizadora e até estruturante, o trabalho de Pedro Calapez (Lisboa, 1953). A par dela, está a memória e um manancial de referências que desconstrói, depura e reinventa para criar fragmentados "campos polícromos de caráter abstrato".
Há no seu trabalho, permanentemente pautado pelo rigor e pelo método, uma predileção pelos grandes formatos ou, quando não, pelas composições agrupadas e pelas montagens cenográficas de feição teatral, que combina, num jogo de arquiteturas e de tantas outras estratégias processuais, para dar corpo a um trabalho que, continuamente, vem superando "os limites da pintura para adquirir os rasgos de uma instalação".


in:noticiasdonordeste.com

Sem comentários:

Enviar um comentário