Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

sexta-feira, 12 de outubro de 2012

Roteiro on-line desafia a descobrir património mineiro e geológico

O «Roteiro das Minas e Pontos de Interesse Mineiro e Geológico de Portugal» está disponível on-line. Um guia sobre as minas, museus e centros de investigação ligados à exploração mineira que permite ao utilizador da plataforma preparar antecipadamente a sua visita aos locais indicados. A iniciativa pretende criar uma nova dinâmica turística em torno de um atractivo que pode envolver comunidades locais e antigos trabalhadores das minas.
Cobre, estanho, volfrâmio, são alguns dos recursos minerais que o subsolo nacional esconde. Durante anos explorações mineiras extraíram estes recursos, contribuindo para o desenvolvimento económico das regiões onde se encontram. Trás-os-Montes, Beira Interior, Alentejo são alguns dos locais onde encontramos minas, umas activas, outras desactivadas. Ancorado neste sector económico começa a nascer uma outra actividade: o turismo mineiro.
O «Roteiro das Minas e Pontos de Interesse Mineiro e Geológico de Portugal» visa «dar visibilidade» à «problemática geológica e mineira». Minas abandonadas ou em exploração, museus, paisagem, centros de investigação são alguns dos pontos de interesse que integram este roteiro.
«Este sector tem alguma mística. Quisemos pegar em algumas iniciativas e pô-las em rede, criando um mecanismo de divulgação. Às minas, umas activas, outras inactivas, juntaram-se museus subordinados ao tema, a paisagem, centros de investigação», explica Carlos Caxaria, subdirector geral da Direcção Geral de Energia e Geologia, entidade responsável pelo desenvolvimento do roteiro em parceria com a Empresa de Desenvolvimento Mineiro.
O roteiro existe em formato electrónico e interactivo com o utilizador. Ao entrar em www.roteirodeminas.pt percorremos o mapa de Portugal onde estão assinalados os pontos de interesse. Pode construir-se a viagem passo a passo e, depois, encaminhar para outros suportes como o telemóvel, PDA.
Em seguida é embarcar nesta viagem pelo património geológico e mineiro. Em Vila Real, Trás-os-Montes, sugere-se visitar o Complexo Mineiro Romano de Três Minas e o Museu de Geologia da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro. No distrito de Coimbra a sugestão recai no Museu da Pedra do Município de Cantanhede. Descendo um pouco mais, em Santarém a visita aponta para o Centro de Ciência Viva do Alviela. Já no distrito de Beja, Alentejo, a visita incide nas minas de Aljustrel e de São Domingos.
Todos estes locais são parceiros do projecto e foram submetidos a alguns critérios estabelecidos pelos mentores do roteiro. «Todos devem ter informação completa sobre o local, têm de estar abertos a horas passíveis de ser visitados, devem actualizar a sua informação no roteiro, entre outros requisitos», afirma Carlos Caxaria.
No caso concreto das minas, o objectivo é também envolver a população. «A ideia é envolver alguns dos ex-trabalhadores mineiros como guias durante as visitas», explica o mesmo responsável. «Estamos a tentar que minas em produção como as de Aljustrel e Panasqueira criem uma área segura que possa ser visitada. Acreditamos que deste modo também se está a gerar sustentabilidade para aqueles territórios. No futuro, se a exploração mineira encerrar, gera-se desemprego. Contudo, se se criar já algum valor turístico, podem até vir a ser os próprios mineiros a acompanhar as visitas. Queremos que sejam os próprios trabalhadores e comunidades locais a fazer as visitas», acrescenta.
O futuro passa por gerar algum valor acrescido ao projecto atraindo outros parceiros como hotelaria e restauração. «Estamos neste momento em reuniões com o Turismo de Portugal e entidades regionais de turismo para avaliarmos a melhor forma de trabalhar em parceria», explica Carlos Caxaria.
O responsável adianta que em desenvolvimento está também outro roteiro, desta feita sobre as termas nacionais. «Fomos contactados pela associação das termas para integrar o roteiro». Carlos Caxaria conclui que o Roteiro das Minas está a criar «uma nova dinâmica turística sectorial».
Sara Pelicano; fotos - Roteiro das Minas
in:cafeportugal.net

Sem comentários:

Enviar um comentário