Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

sexta-feira, 9 de novembro de 2012

António Júlio Andrade e Maria Fernanda Guimarães apresentaram novo livro em Torre de Moncorvo

“Os Isidros – A Epopeia de uma Família de Cristãos-novos de Torre de Moncorvo” do moncorvense António Júlio Andrade e Maria Fernanda Guimarães foi o livro apresentado no passado dia 3 de Novembro, Sábado, na Biblioteca Municipal de Torre de Moncorvo.
Esta obra conta a história da família Isidro, uma família de cristãos-novos de Torre de Moncorvo, que acompanha a história da inquisição portuguesa desde o seu início, em 1536 até ao final da distinção entre cristãos–novos e cristãos-velhos, em 1773. História esta que “se desenrolou um pouco por todo o mundo acompanhando as rotas migratórias, a expansão marítima dos povos europeus e a implantação de colónias e feitorias comerciais à escala mundial.”
O Presidente da Câmara Municipal de Torre de Moncorvo, Eng.º Aires Ferreira, deu início à sessão referindo que o judaísmo é uma área de estudo muito importante da história de Torre de Moncorvo, que ainda não tinha sido explorada até à data. O editor do livro, António Lopes, falou também ao público presente explicando as motivações que o levaram a publicar esta obra. Maria Fernanda Guimarães abordou algumas personagens do livro e descreveu o ambiente vivido naquela época em Torre de Moncorvo segundo vários processos da inquisição.
António Júlio Andrade, apresentou uma rota dos judeus que percorre os monumentos e lugares relacionados com os judeus a visitar em Torre de Moncorvo. Exemplo disso é a Casa da Sinagoga, a Casa da Inquisição, a Casa dos Navarros, a Casa da Pelicana, a Igreja da Misericórdia, a Rua dos Sapateiros, o Triptico da Igreja Matriz, a Praça do Município, o Chafariz da Horta, as Cobrideiras de Amêndoa, o Lagar da Cera de Felgueiras e os simbolos existentes em algumas aldeias do concelho como Açoreira e Castedo.
O público aderiu em força à apresentação do livro estando presentes nesta sessão cerca de 80 espectadores.
No final, o Município de Torre de Moncorvo ofereceu um exemplar do livro aos participantes, que os autores fizeram questão de autografar.


in:noticiasdonordeste.com

Sem comentários:

Enviar um comentário