Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

Bragança - Carnaval dos Caretos


Mais de 200 Caretos de Portugal, Espanha e Itália percorreram, no dia 9 de fevereiro, as ruas de Bragança, onde milhares de pessoas se reuniram para assistir ao desfile do Carnaval dos Caretos, ao qual se seguiu a Queima do Diabo, na Praça Cavaleiro de Ferreira.
O evento começou no dia 8 de fevereiro, no Centro Cultural Municipal Adriano Moreira, onde foi inaugurada a exposição itinerante “Festas de Inverno” que, depois de Bragança, estará patente em Espanha e Itália. Seguiu-se a conferência "Tradições Pré-cristãs - Máscaras e Rituais", onde foram abordados os temas “Elementos pagãos nos rituais das mascaradas” (António Pinelo Tiza), “Uma gaita portuguesa ao serviço da cultura transmontana na manifestação da máscara” (Paulo Preto), “Mascaradas de inverno: O depósito da história” (Bernardo Calvo Brioso – Espanha), “O Carnaval em Friuli, entre a investigação e a recuperação” (Stefano Morandini – Itália) e  “Sons, vozes e música dos rituais de inverno em Carnia e Valcanale” (Roberto Frisano – Itália). 
No dia seguinte, milhares de pessoas encheram as ruas de Bragança para assistirem ao desfile dos mascarados, integrado no Carnaval dos Caretos. No total, foram mais de 200 os Caretos, oriundos de diversas localidades de Portugal, de Espanha e de Itália, acompanhados de músicos e tocadores de bombos e de gaita-de-foles, que deram mais vida e cor a Bragança. O dia terminou com a queima do diabo, na Praça Cavaleiro de Ferreira, seguida de um concerto de música tradicional. 
No dia 11 de fevereiro, foi a vez dos mais novos se divertirem no Carnaval Jovem, que decorreu no Pavilhão do Clube Académico. 
O Carnaval dos Caretos terminou, no dia 13 de fevereiro, com a saída da Morte, Diabo e Censura, pelas ruas da Cidade. 
Recorde-se que o Carnaval dos Caretos está integrado no projeto "Pre-christian Traditions-Masquerades”, coordenado pelo Município de Bragança, que conta com a parceria do Patronato de Turismo da Diputación de Zamora (Espanha), da Comunitá Montana della Carnia (Itália) e do Município de Mohács (Hungria).
Com a duração de 24 meses (maio de 2012 a abril de 2014), o projeto representa um investimento de 400 mil euros, co-financiado em 50 por cento através da ação Strand 1.2.1, do Programa Cultura 2007-2013, e visa divulgar junto dos cidadãos europeus a existência de uma tradição cultural comum que possui uma origem milenar e se carateriza por uma grande riqueza e variedade cultural devido ao elevado número de regiões europeias onde se desenvolve. O projeto "Pre-christian Traditions-Masquerades” visa, ainda, promover o conhecimento e a união entre os diversos territórios que partilham a mesma tradição associada a ritos pagãos, bem como pôr em contacto operadores culturais, administrações públicas, empresas e pessoas de diferentes territórios para troca de conhecimento e intercâmbio de elementos culturais específicos de cada território e demonstrar que, para conseguir a união política europeia, os países têm à sua disposição uma ferramenta útil: a cooperação cultural e o diálogo intercultural baseado nas tradições milenares comuns a todo o continente. 
In:cm-braganca.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário