Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

Bragança - Entrudo com caretos portugueses, espanhóis e italianos


Em Trás-os-Montes o Entrudo vai contar com quatro dias de folia em Bragança com os típicos Caretos a fazerem a festa. A tradição das máscaras demoníacas existe também noutros países, como Espanha e Itália. Representações internacionais que este ano se juntam às portuguesas.
O ponto alto do «Carnaval dos Caretos» será o desfile de dia 9 de Fevereiro com 200 «endiabrados» de Portugal, Espanha e Itália pelas ruas da zona histórica da cidade de Bragança, divulgou a vereadora da Cultura da Câmara de Bragança, Fátima Fernandes.
O encontro dos diferentes «Caretos» resulta de um projecto europeu coordenado pela autarquia de Bragança, em que estão envolvidos Portugal, Espanha, Itália e Hungria, com o objectivo de «divulgar junto dos cidadãos europeus a existência de uma tradição cultural comum».
Esta diversidade estará representada no primeiro dia do «Carnaval dos Caretos» de Bragança, na sexta-feira, durante a exposição «Festas de Inverno», assim como na conferência «Tradições Pré-cristãs - Máscaras e Rituais».
No sábado, o dia é marcado pelo desfile dos Caretos, que termina com a «Queima do Diabo».
A festa prossegue, na segunda-feira, com o «Carnaval Jovem» no pavilhão do Clube Académico de Bragança, em que a animação está a cargo das sonoridades mais modernas dos DJ.
O programa culmina, quarta-feira de cinzas, com a saída do «Diabo, Morte e Censura», às ruas da zona histórica.
Apesar das tradições ligadas à quadra, a Câmara de Bragança não dá tolerância de ponto no dia de Carnaval.
«Não me parece que exista algum elemento diferenciador que possa justificar», afirmou o presidente, Jorge Nunes, justificando a razão de «seguir a indicação nacional do Governo» sobre esta matéria.
O autarca espera, contudo, atrair a Bragança visitantes portugueses e espanhóis e adiantou que está a fazer a promoção do evento em ambos os países.
As Festas de Inverno protagonizadas pelos Caretos tornaram-se num chamariz turístico no Nordeste Transmontano no Natal, Reis e Carnaval.
O estudioso destas tradições e presidente da Academia Ibérica da Máscara, António Tiza, acredita no futuro das mesmas pelo interesse que tem sentido por parte dos jovens.
A tradição da saída do «Diabo, Morte e Censura» foi retomada há um ano com o apoio académico do Instituto Politécnico de Bragança.
«Nessa altura, dei-me conta de que aquele grupo de jovens estava motivado e eu próprio depois, em conversa com eles, verifiquei que estavam motivados para nos anos seguintes, este ano, e daqui para a frente, eles próprios, tomarem nas suas mãos esta tradição que já estava perdida», observou.

Sem comentários:

Enviar um comentário