Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

Carrazeda de Ansiães vai promover a recriação do modo de funcionamento do antigo Moinho de Vento



A Câmara Municipal de Carrazeda de Ansiães promove no próximo Domingo, 24 de fevereiro, pelas 14h00, a recriação do modo de funcionamento do antigo Moinho de Vento.
O Moinho de Vento de Carrazeda de Ansiães foi construído há mais de 110 anos, apenas funcionou na primeira década da sua existência. Durante um século ficou abandonado e em 2012, a Câmara Municipal investiu cerca de 100 mil euros, comparticipados em 60% por fundos comunitários, para o transformar num imóvel de interesse didático e turístico. 
Embora existam mais moinhos de vento em Trás-os-Montes e Alto Douro, o de Carrazeda de Ansiães é o único exemplar recuperado e em pleno funcionamento na região transmontana. 
É para mostrar como funciona esta estrutura molineira que a autarquia agendou para o dia 24 de Fevereiro a recriação da moagem de cereal, em que participarão elementos das associações culturais das aldeias de Misquel e Luzelos. 
A partir das 16h00, os participantes vão deslocar-se para os moinhos de água do Ribeiro do Coito que foram recuperados em Vilarinho da Castanheira. Aí, com o apoio da Junta de Freguesia local, será também recriado o modo de funcionamento dos moinhos de rodízio, inseridos num espaço de lazer bucólico e campestre. 
As duas estruturas fazem parte de uma área mais vasta, onde existem outros moinhos e fornos de cozer pão, entre outras construções. 
No final das iniciativas haverá uma merenda tradicional para todos os participantes constituída por alimentos confecionados com farinha tais como: filhós, económicos, bola de azeite, folar, biscoitos e pão centeio e trigo. 
Tanto o moinho de vento como os moinhos de água, juntamente, com o castelo fazem parte do circuito turístico que a Câmara Municipal de Carrazeda de Ansiães vai promover no sentido de incrementar a atividade turística no concelho durante a próxima primavera e verão.

in:noticiasdonordeste.com

Sem comentários:

Enviar um comentário