Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite, Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

Lagar de azeite da Cooperativa de Alfândega com boa campanha


O lagar de azeite é o coração da Cooperativa de Alfândega da Fé. Apesar das dificuldades, o presidente da direcção garante que na última campanha houve mais 30 associados a depositar azeitona e sublinha que a quebra ao nível da produção na cooperativa se situou nos 7 por cento, enquanto na região as perdas em termos de produção oscilaram entre os 30 e os 40 por cento. 
“A perda ao nível da produção foi inferior à média na região. Apesar de toda a confusão, na última campanha houve um aumento do número de associados que trouxe azeitona ao nosso lagar e isso fez com que a diminuição da quantidade de azeitona que transformámos fosse menor em relação a outros lagares”, explica o responsável.Eduardo Tavares diz mesmo que o azeite é o principal produto comercializado pela Cooperativa. 
Só no ano passado foram transformados cerca de um milhão e meio de quilos de azeitona. “Apesar do concelho ser conhecido pela produção de cereja, o lagar de azeite representa, actualmente, uma importância muito grande na economia da Cooperativa, representa cerca de 80 por cento do volume de negócios da Cooperativa”, garante Eduardo Tavares.
Este ano, a Cooperativa faz 50 anos e há investimentos em curso para valorizar os produtos agrícolas.
“Temos vindo a modernizar a cooperativa, com uma nova linha de transformação de azeite, secção de armazenamento com novos depósitos de inox, preservação de edifícios, equipada a sala de embalamento e rotulagem e estamos a reconverter algumas áreas para amendoal moderno. 
A amêndoa tem sido também uma aposta desta cooperativa”, salienta o responsável.
A Cooperativa Agrícola a apostar em novos investimentos para ajudar a desenvolver a agricultura no concelho de Alfândega da Fé.

Escrito por Brigantia

Sem comentários:

Enviar um comentário