Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

Quem comer butelo ganha entradas grátis nos museus de Bragança


Um dos típicos enchidos transmontanos, o Butelo, vai ser a atração, no último fim de semana de fevereiro, nos restaurantes de Bragança, num festival que oferece entradas em museus a quem comer a iguaria, anunciou hoje a organização.
Durante três dias, de 22 a 24 de fevereiro, mais de 20 restaurantes do concelho vão servir o prato tradicional desta época, à base de um enchido de ossos específico da região transmontana, o butelo, acompanhado das casulas ou cascas, as vagens de feijão secas.
O Festival do Butelo e da Casula decorre pelo segundo ano e tem já adeptos em restaurantes de outras regiões de Portugal e uma confraria que vai aproveitar a ocasião para entronizar novos confrades, como adiantou o grão-mestre, Nuno Pires.
O butelo é dos enchidos menos conhecidos a nível nacional e o propósito destas iniciativas, organizadas pelo confraria e pela câmara de Bragança, é promovê-lo junto com os recursos locais e a cultura.
Com esse objetivo, a organização vai oferecer durante o festival nos restaurantes aderentes um bilhete com acesso gratuito a todos os museus municipais da cidade, a quem escolher para a refeição o butelo com as casulas, segundo o vice-presidente do município, Rui Caseiro.
Para o primeiro dia do festival, sexta-feira, está prevista uma conferência sobre o tema "da conservação ao sabor".
No segundo dia serão entronizados novos confrades da Confraria do Butelo e das Casulas.
No último dia, domingo, a autarquia programou duas visitas guiadas pela cidade de Bragança para dar a conhecer aos visitantes os principais pontos de interesse turístico.

HFI // JGJ.
Lusa/fim

Sem comentários:

Enviar um comentário