Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

sexta-feira, 1 de novembro de 2013

Todos os caminhos vão dar à Festa da Cabra e do Canhoto

A aldeia de Cidões, no concelho de Vinhais, recebe amanhã mais uma edição da Festa da Cabra e do Canhoto.
Uma festa ancestral que tem vindo a ganhar dimensão ano após ano. Uma tradição de origem celta, pois comemora-se o ano novo celta Samhain, e que este ano se realiza na noite de dia 2 de Novembro em vez da habitual data, que era na passagem de 31 de Outubro para 1 de Novembro, em virtude de este ultimo dia ter deixado de figurar como feriado, e com o objectivo de que mais visitantes se possam juntar à tradição. 
Uma festa que cumpre determinados rituais, como o acender da fogueira e respectivo canhoto e pela degustação da cabra “matchorra” confeccionada no pote. 
A organização está a cargo da Associação Raízes da Aldeia de Cidões. Maria João Pereira, explica-nos alguns dos rituais com que tem inicio a festa.“Vamos ter o ritual da queimada, o ritual do acendimento da fogueira pelas deusas, que vão ter um destaque simbólico na nossa festa. Vão simbolizar a parte do bem do ritual”, conta.
A festa continua pela noite dentro com música e outros rituais celtas. “Vamos ter também o bode que vai ser queimado, simboliza o diabo, vai ser puxado pelas deusas celtas. Muito perto da meia noite vai chegar o diabo que vai lançar a desordem na aldeia. Por último vamos ter a actuação do grupos de música celta”, sublinha Maria João Pereira.
Ao longo de toda a noite come-se e bebe-se vinho da terra, jeropiga e o “ulhaque”, uma bebida típica de Cidões para aquecer o espírito, junto à fogueira, com o intuito de afastar o azar.
A Câmara de Vinhais apoia esta festa ancestral. Roberto Afonso, vereador da autarquia destaca a importância que este género de eventos tem para o turismo em Vinhais. “É uma festa que acontece durante uma noite inteira, que não se faz com receitas próprias, e seria impossível realizar-se sem o apoio da Câmara de Vinhais”, afirma o vereador.
Mais uma edição da festa da cabra e do canhoto em Cidões, Vinhais, este ano a realizar-se Sábado, dia 2 de Novembro, com destaque também para o facto de haver um autocarro à disposição de quem quiser juntar-se à festa celta desta aldeia.

Escrito por Rádio Vinhais (CIR)

Sem comentários:

Enviar um comentário