Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

sexta-feira, 14 de fevereiro de 2014

MIRANDA DO DOURO: CÂMARA CERTIFICA BOLA DOCE E TABAFEIA COMO PRODUTOS GENUÍNOS DA REGIÃO

A Câmara de Miranda do Douro, em parceria com a Associação Sabores de Miranda, iniciaram o processo de certificação da Bola Doce mirandesa e da Tabafeia, dois dos "mais genuínos" produtos gastronómicos das Terras de Miranda. 
"Iniciámos o processo de registo do nome dos produtos e depois vamos avançar para o processo de certificação da Tabafeia e da Bola Doce mirandesa, para que sejam considerados produtos genuínos desta região", explicou a vereadora da cultura da autarquia de Miranda do Douro, Anabela Torrão.
Tabafeia é uma espécie de alheira que apenas é produzida na região de Miranda do Douro, enquanto a bola doce mirandesa é "o ex-líbris" da doçaria local e muito apreciada um pouco por todo o lado.
"Vamos registar o nome da Bola Doce já que o produto está a ter um grande impacto na doçaria nacional sendo um verdadeiro embaixador da gastronomia mirandesa, dentro e fora de portas", acrescentou.
A Bola Doce Mirandesa está tradicionalmente associada à Páscoa.
Não é um bolo muito doce, "mas é envolvente", sobressaindo o sabor "intenso" da canela.
Contrariamente à maioria dos folares de Páscoa, tão típicos um pouco por todo o país, a bola mirandesa "é um doce húmido".
A massa, igual à do pão, mas mais fina, é intercalada com camadas de açúcar e canela e o recheio também é feito em camadas.
O seu aspeto" tosco" esconde uma massa "fofa e húmida", graças ao recheio de açúcar e canela.
As duas entidades promovem em conjunto, no próximo fim de semana, um concurso que visa "a promoção e valorização" dos dois produtos gastronómicos e que terá lugar no discurso do festival de Sabores Mirandeses que de amanhã até domingo decorre em Miranda do Douro.
Estas e outras iguarias gastronómicas provenientes da raça autóctones com Denominação de Origem protegida como a vitela mirandesa ou cordeiro mirandês poderão ser degustados ao longo de todo o fim de semana, no decurso do Festival de Sabores Mirandesas.

in:rba.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário