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SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

sábado, 1 de março de 2014

Conclusão do Túnel do Marão é prioridade para empresas do Douro e Trás-os-Montes

A conclusão do Túnel do Marão é apontada como a principal prioridade para os empresários do Douro e Trás-os-Montes, de acordo com o barómetro da Associação Empresarial -- Nervir divulgado hoje.
A Nervir tem em curso um barómetro empresarial que regularmente lança questionários aos empresários da região sobre os mais diversos assuntos.
A associação avaliou a importância que os empresários da região dão aos investimentos em infraestruturas e apurou que, a maior parte, defende como "principal prioridade" a conclusão da Autoestrada do Marão, que vai ligar Amarante a Vila Real.
A construção desta autoestrada, que inclui um túnel rodoviário de 5,6 quilómetros, parou a 27 de junho de 2011 e, dois anos depois, a obra foi resgatada pelo Estado, que invocou justa causa fundada no incumprimento por parte da concessionária.
Os três concursos públicos que vão permitir retomar esta obra foram lançados hoje. O valor base dos concursos é de 204 milhões de euros, prevendo-se que os trabalhos arranquem neste verão e que a autoestrada possa abrir no início de 2016.
O estudo da Nervir envolveu 180 empresas, a maior parte das quais microempresas com sede do distrito de Vila Real ou na zona do Douro Sul.
A seguir ao túnel, que é prioridade para 34% das empresas, 24% dos inquiridos defendem a eliminação das portagens na Autoestrada 24 (A24).
O peso do custo das portagens na atividade das empresas é "muito significativo" para 51% dos inquiridos e "significativo" para 27%.
Estas opiniões são mais fortes no setor dos transportes (78%). Em termos de dimensão são as empresas "maiores" que mais valorizam este parâmetro.
Segundo o barómetro, 18% dos inquiridos reivindicam ainda a reabertura da ligação aérea Bragança Vila Real e Lisboa, suspensa há mais de um ano, enquanto 12% pede o reforço da rede viária complementar e 12% quer também reforçar a linha férrea regional.
Relativamente à utilização dos meios de transporte (65%) dos empresários "nunca" utilizou o avião para as suas ligações a Lisboa ou a Bragança.
Ainda na opinião dos empresários a região está mal dotada de infraestruturas (70%), comparando com a média nacional. Esta opinião é mais saliente nas empresas dos setores da agricultura (83%) e dos transportes (78%).
A Nervir considera que a "rede rodoviária contribui para o reforço da atratividade e competitividade dos territórios".
No entanto ressalva que, sem a valorização do território e a criação de condições de atração de empresas e de criação de emprego, "são simples corredores de atravessamento que facilitam a circulação de pessoas e bens".

PLI // MSP
Lusa/Fim

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