Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

quarta-feira, 5 de março de 2014

Laboratório de Mirandela transformado em centro de competências do azeite

O Laboratório de Apoio à Actividade Agro-pecuária de Mirandela deverá ser transformado num centro de competências do azeite a nível nacional.
Esta intenção foi manifestada, ontem, pelo Secretário de Estado da Alimentação e Investigação Agro-alimentar numa reunião, em Mirandela, com os representantes dos agricultores, autarcas e instituições de ensino superior da região.
Este encontro pretendeu agregar vontades e interesses para que se inicie o processo de criação deste novo centro de competências do azeite, como alternativa à retirada das análises de sanidade animal, explica o secretário de Estado da Alimentação, Nuno Vieira e Brito, garantindo que esta nova estrutura tem enquadramento no novo quadro comunitário de apoio. 
De resto, Nuno Vieira e Brito confirma que as análises de sanidade animal vão ser concentradas no Vairão, justificando esta medida com a redução drástica, prevista para os próximos anos, das análises relativas à BSE, Leucose e brucelose, precisamente as que se realizam neste laboratório de Mirandela.
 Segundo apuramos, só nos dois primeiros meses deste ano, o laboratório já realizou cerca de 40 mil análises de sanidade animal. No entanto, a partir de Abril, as análises deixam de ser processadas em Mirandela. Em alternativa, o Governo pretende criar um centro de competências do azeite que ainda está numa fase embrionária. 
Para o presidente da Associação de Olivicultores de Trás-os-Montes, a ideia é positiva, mas António Branco espera que se trate de um centro de âmbito nacional e não apenas regional. A prioridade vai para a criação de um centro de competências do azeite, no actual Laboratório de Apoio à Actividade Agro-pecuária de Mirandela, como alternativa à retirada das análises de sanidade animal. 

Escrito por Terra Quente (CIR)

Sem comentários:

Enviar um comentário