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SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

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COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

quarta-feira, 4 de junho de 2014

Método de ensino da Escola da Ponte pode vir a ser adoptado no nordeste transmontano

A  Associação Crescer, Aprender e Ensinar recém-criada na aldeia de Atenor, no concelho de Miranda do Douro, quer adoptar um modelo de ensino semelhante ao da Escola da Ponte no planalto mirandês. 
Para isso, organizou ontem um encontro com o professor José Pacheco, impulsionador deste modelo nos anos 70. Um método de ensino diferente do tradicional. A Escola da Ponte é uma instituição pública de ensino para alunos desde o pré-escolar, até ao 3º ciclo, localizada em São Tomé de Negrelos no concelho de Santo Tirso, distrito do Porto. Afasta-se do  modelo de ensino  tradicional, fazendo parte do chamado “Movimento da Escola Moderna”, alicerçado nas ideias pedagógicas do francês Célestin Freinet. Um modelo adoptado nesta escola  em 1977 pelo professor José Pacheco. 
Nesta escola não há paredes internas. Os alunos não são divididos por turmas mas agrupados de acordo com a área de interesse a ser pesquisada, independente da idade. Está assente em valores como a solidariedade, a autonomia e a responsabilidade. Aqui a palavra-chave da relação escola com os encarregados de educação é “participação". Por isso, os pais são vistos como "parceiros e corresponsáveis pelo projeto educativo do aluno”. O método de ensino da Escola da Ponte tardou em ser aprovado e reconhecido pelo Ministério da Educação . Actualmente a escola é considerada uma referência para um novo sistema de ensino que privilegie a Cidadania, sendo um modelo estudado, admirado e adoptado um pouco por todo o Mundo, com especial destaque no Brasil. 
Dezenas de pais, professores e educadores estiveram ontem à conversa com o professor José Pacheco. Elisa Fonseca da Associação Crescer, Aprender e Ensinar, acredita que o modelo da Escola da Ponte pode ajudar a melhorar o método de ensino no planalto mirandês. “Consideramos que poderá ser enriquecedor para nós enquanto movimento, para quem está nas escolas e para os pais”, sublinha. Actualmente é no Brasil que José Pacheco contribui para alterar o modelo tradicional de ensino. 
O professor acredita que as ideias da Escola da Ponte podem ser também  implementadas no nordeste transmontano. “Eu agora estou no Brasil onde a este projecto tem um impacto bem maior do que em Portugal. Aqui em Atenor estou com pessoas que foram meus alunos e colegas na Escola Superior de Educação. Parece que vai acontecer aqui alguma coisa em Atenor…”, acredita. E acrescenta ainda “Acompanho mais de mil projectos inspirados na ‘Ponte’ em todo o mundo“. 
“Da Escola da Ponte às Comunidades de Aprendizagem” foi a segunda iniciativa da Associação Crescer, Aprender e Ensinar criada em Maio por um grupo de pais e educadores do planalto mirandês. 

Escrito por Brigantia

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