Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira..
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

sábado, 22 de novembro de 2014

“Não desperdice. Leve o que é seu.” Alfândega assinala Semana Europeia de Prevenção de Resíduos

Alfândega da Fé associou-se às comemorações da Semana Europeia da Prevenção de Resíduos com a adesão à Campanha desenvolvida pela Resíduos do Nordeste "Não desperdice. Leve o que é seu." 

De 22 a 30 de novembro um restaurante da sede do concelho vai disponibilizar aos clientes embalagens reutilizáveis para que estes possam levar para casa as sobras da refeição. Uma forma de evitar o desperdício alimentar e consequentemente a produção de resíduos que entronca noutro projeto desenvolvido pelo Município em parceria com a Liga de Amigos do Centro de Saúde de Alfândega da Fé. 

Trata-se de um programa desenvolvido por nutricionistas, dietistas e outros técnicos/as, que alia a componente económica e de protecção ambiental à de promoção de hábitos de vida saudável. 

No ano europeu de combate ao desperdício alimentar, a semana europeia de prevenção de resíduos vai ter como principal objectivo a redução dos desperdícios alimentares. A efeméride assinala-se de 22 a 30 de novembro e a Câmara Municipal de Alfândega da Fé abraçou esta causa. O desafio foi lançado pela Resíduos do Nordeste, que durante esta semana promove a ação “Não desperdice. Leve o que é seu.” Trata-se de uma iniciativa destinada a clientes e proprietários dos restaurantes, que tem como principal objetivo sensibilizar para a necessidade diminuir a produção de resíduos, evitando os desperdícios alimentares. 

À iniciativa, juntou-se o Restaurante S.Sebastião, Alfândega da Fé, que vai disponibilizar aos/às clientes embalagens reutilizáveis, para que possam levar para casa aquilo que não consumiram durante a refeição. Com esta ação pretende-se também “erradicar preconceitos associados ao aproveitamento da comida excedente nos restaurantes, incutir o hábito da reutilização de embalagens e Informar sobre os impactes económicos e ambientais do aproveitamento dos restos da refeição”. 

De facto cada ano, 30 % da produção global de alimentos perde-se após a colheita ou é desperdiçada em lojas, habitações e serviços de catering. Dados apontam para que cada cidadão/ã europeu/ia ou norte-americano/ deite fora cerca de 95 a 115 kg de comida por ano. Estes desperdícios alimentares têm repercussões ambientais e até económicas. Foi a pensar na diminuição destes impactos que surge a “Não desperdice. Leve o que é seu. “ 

Esta ação vai ao encontro de uma outra que a autarquia, em conjunto com a Liga dos Amigos do Centro de Saúde tem vindo a desenvolver. Trata-se de uma iniciativa que visa informar e sensibilizar a população para a necessidade de adquirir boas práticas no que diz respeito ao consumo sustentável. Iniciativa que ganha ainda mais relevância na época de crise que se atravessa e que alia a componente económica e de protecção ambiental à de promoção de hábitos de vida saudável. 

Para tal existe uma equipa composta por nutricionistas, dietistas e outros profissionais que está no terreno a desenvolver o programa. Para além da sensibilização feita junto da comunidade escolar, têm também vindo a ser difundidas, nomeadamente através das redes sociais, dicas e receitas saudáveis que permitem reaproveitar sobras das refeições e incentivada e realizada a recolha de excedentes junto dos pequenos agricultores, de forma a permitir a distribuição às famílias mais carenciadas. 

Uma forma de contribuir para a implementação de boas práticas, incutir hábitos alimentares mais saudáveis e amigos do ambiente, ao mesmo tempo que se contribui para auxiliar as pessoas a equilibrar a gestão do orçamento familiar, desmistificando a questão do aproveitamento do que sobra das refeições. Até porque a máxima “tudo se transforma, nada se desperdiça” esteve sempre presente nas cozinhas trasmontanas.

in:noticiasdonordeste.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário