Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

sexta-feira, 21 de novembro de 2014

Vai nascer a “Federação Renovação Douro” para defender viticultores durienses que perderam a Casa do Douro

Edifício da Casa do Douro - Peso da Régua
Vai nascer na próxima semana, dia 26 de novembro, em Vila Real, a Federação Renovação Douro, uma nova organização da lavoura duriense que agrega 19 organizações de agricultores produtores de "Vinho do Porto".

António Lencastre, um dos rostos da nova Federação, disse à Agência Lusa que um dos principais objectivos da nova organização, que integra 19 adegas cooperativas, associações e centros de gestão de empresas agrícolas que se espalham um pouco por toda a Região Demarcada do Douro (RDD), consiste na “defesa dos interesses da produção devido ao vazio criado pela inação da CD ao longo das últimas décadas".

A Federação Renovação Douro também pretende ser uma resposta colectiva face à alteração do estatuto da Casa do Douro, que a partir do dia 31 de dezembro deixará de ser uma associação pública e de inscrição obrigatória, para se transformar numa associação privada e de inscrição voluntária.

Segundo a Agência Lusa, que cita António Lencastre, a Federação Renovação Douro, devido à representatividade que já possui, poder-se-á posicionar para uma candidatura futura à  gestão da nova CD.

"Fundamentalmente pelo nome e pela história que tem  a Casa do Douro merece que nós lhe dediquemos o nosso empenho, para associar à defesa dos interesses dos viticultores um nome que é forte", referiu António Lencastre. 

Na fase de lançamento, a Federação Renovação Douro integra já cerca de de 30% dos produtores registados na região e mais de 40% da área de produção, o que corresponde  a cerca de 70% dos viticultores que na RDD se encontram inseridos em cooperativas ou associações.

Segundo Lencastre, a nova federação  pretendende ser um movimento abrangente, transversal e inclusivo, de forma a representar de forma efectiva a lavoura duriense e a defesa dos interesses dos viticultores durienses.

in:noticiasdonordeste.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário