Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

quarta-feira, 18 de fevereiro de 2015

Morte, Censura e diabos à solta em Bragança

Depois do enterro do Entrudo, hoje, Quarta-feira de Cinzas, os diabos acompanhados pela Morte e pela Censura saem à rua em Bragança.
Estas figuras vão percorrer esta tarde as ruas do centro histórico da cidade, para cumprir a tradição. O presidente da Academia Ibérica da Máscara, António Tiza, diz que este ano a saída destas figuras emblemática vai ser ainda mais animada, uma vez que há mais diabos a participar. “Em princípio era só um diabo, uma morte e uma censura. 
Agora continua a ser só uma morte e uma censura, mas diabos já são muitos. Saem no seu ambiente próprio, que é no tempo e no espaço, o tempo é a quarta-feira de cinzas, o espaço é o centro da cidade. Penso que este ano vai estar mais animado, porque o número de diabos vai ser maior”, afirma António Tiza. 
Hoje à tarde em Bragança e no próximo sábado em Vinhais. Mil diabos à solta vão pintar de vermelho as ruas da vila, acompanhados por uma Morte com sete metros de altura até à Pedra, onde as raparigas são purificadas. 
Esta festa encerra as festividades cíclicas de Inverno. 

Escrito por Brigantia

Sem comentários:

Enviar um comentário