Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

quarta-feira, 18 de fevereiro de 2015

Piaget fecha as portas em Macedo de Cavaleiros

Apesar de a instituição não prestar declarações à comunicação social e de o Município de Macedo de Cavaleiros dizer não ter informação oficial, a Brigantia constatou no local que os portões do edifício estão encerrados.
Ao que conseguimos apurar, no passado dia 31 de Janeiro houve um despedimento colectivo de vários funcionários, incluindo professores, que já não tinham funções atribuídas. 
Este ano lectivo não houve alunos na instituição. O decréscimo de estudantes dos últimos anos e a emigração e migração da população de Macedo de Cavaleiros motivadas pelo desemprego, provocaram um despovoamento, visível nas ruas da cidade, que abalou a economia macedense. Um dos sectores mais afectados é imobiliário. Uma construção rápida e sem qualidade a pensar no negócio de arrendar quartos a estudantes dificulta a venda e arrendamento no mercado actual, como explica Antero Seguro, mediador imobiliário há 18 anos. “Os prédios ainda estavam em construção e já estava tudo vendido, por isso os acabamentos deixaram muito a desejar. Hoje há muitas pessoas que foram para o litoral querem regressar e querem comprar com qualidade, a um preço acessível, o que não existe no mercado imobiliário de Macedo de Cavaleiros”, constata Antero Seguro. Os estudantes chegaram a pagar 120 euros por quarto. Este negócio levou a que muitos senhorios apostassem em apartamentos grandes, de tipologia t3 e t4 e alugassem também a sala como quarto. 
O comércio em geral também foi afectado pela descida a pica do número de estudantes, que terá começado por volta de 2007. Agora, as ruas têm visivelmente menos movimento, o que significa menos volume de negócio. “As noites de Macedo tinham muito movimento, principalmente quinta e sexta-feira. Eram cerca de 3 mil alunos que revolucionavam a cidade. Vivia-se em função do Piaget e isso acabou por afectar toda a população e toda a economia local”, frisa Luís Santos, empresário do ramo alimentar e bebidas. 
O Campus do Nordeste foi inaugurado em 1990. Era constituído pela Escola Superior de Educação, tendo sido inaugurada em 1993 a Escola Superior dessaúde. Na Escola Superior de Educação funciona ainda o jardim de infância NucliSol, que se mantém aberto, com 90 crianças. Macedo de Cavaleiros: a ascensão e a queda impulsionadas pelo Piaget é uma reportagem que pode ler na edição desta semana do Jornal NORDESTE. 

Escrito por Brigantia

Sem comentários:

Enviar um comentário